Vítor Fialho lidera conselho de administração do Hospital de Évora

Ao novo conselho nomeado pela tutela chegam ainda Maria Luísa Rebocho (diretora clínica), José Chora (enfermeiro diretor) e António Martins Guerreiro e Maria do Céu Canhão (vogais executivos).

O Ministério da Saúde confirmou este sábado a nomeação de Vítor Fialho para liderar o conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

Em comunicado, o gabinete do ministro Manuel Pizarro refere, aludindo também às alterações na adminstração no hospital de São João (CHUSJ), no Porto, que os “dois hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) iniciam o ano de 2023 com a nomeação dos novos conselhos de administração” e remete um despacho do Governo que nomeia, “com efeitos a 2 de janeiro [segunda-feira]”, os órgãos dirigentes do CHUSJ e do HESE.

Os mandatos serão de três anos.

Acompanham Vítor Fialho, no novo conselho de administração, Maria Luísa Rebocho (diretora clínica), José Chora (enfermeiro diretor) e António Martins Guerreiro e Maria do Céu Canhão (vogais executivos).

Vítor Fialho é licenciado em engenharia mecânica e especializado em Administração Hospitalar.

O Ministério da Saúde destaca que Fialho acompanha, desde 2009, em diferentes responsabilidades, a construção do Novo Hospital Central do Alentejo.

A tutela salvaguarda que o diretor executivo do SNS “foi ouvido no processo” e adianta que “está em curso a tramitação legal para as restantes nomeações de conselhos de administração das unidades hospitalares do SNS que cessaram mandato, nomeadamente das que viram as suas nomeações prorrogadas no contexto da resposta à pandemia”.

“O Ministério da Saúde reconhece publicamente o trabalho das equipas que agora cessam funções, renovando o compromisso na consolidação da gestão das unidades do SNS ao longo de 2023”, termina a nota.