Internos de Formação Especializada vão ser colocados em áreas como cardiologia, oncologia médica, cirurgia geral, ginecologia/obstetrícia e imunohemoterapia. Já os de Formação Geral vão passar por várias especialidades hospitalares ao longo deste ano.
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo recebeu, no dia de ontem, 57 novos médicos internos, sendo entre estes 44 de Formação Geral e 13 de Formação Especializada, segundo nota do CHBM enviada à nossa redação.
A sessão de acolhimento contou com a presença da Diretora Clínica do CHBM, Dra. Ana Teresa Xavier; a Diretora e a Assessora do Internato Médico, Dra. Fátima Campante e Dra. Ana Paula Pona, respetivamente; e a Responsável do Serviço de Recursos Humanos, Odete Lucas.
Dos 13 novos internos de Formação Especializada, três foram colocados em medicina interna, três em psiquiatria, dois em pediatria e os restantes, um por cada de departamento, em cardiologia, oncologia médica, cirurgia geral, ginecologia/obstetrícia e imunohemoterapia. Destaque, segundo a nota, para a colocação de um interno de formação especializada pela primeira vez em imunohemoterapia, graças, de acordo com o CHBM, “ao reconhecimento pela Ordem dos Médicos de idoneidade e capacidade formativa do Serviço, como corolário do trabalho e empenho da equipa”.
Quanto aos internos de Formação Geral, estes vão passar, segundo o Centro Hospitalar, por “por várias especialidades hospitalares (Medicina Interna; Cirurgia Geral e Pediatria), Saúde Pública e Medicina Geral e Familiar”, ao longo deste ano, dado que são “estágios obrigatórios”, tendo como objetivo “de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação pré-graduada na prática clínica diária das diversas especialidades”.
Estes 57 novos médicos internos juntam-se aos 68 que já se encontram em formação no CHBM, em 11 especialidades diferentes.






