Exposição sobre Virginia Woolf patente na Biblioteca de Setúbal

Considerada um dos nomes mais importantes do modernismo clássico, obra da escritora inglesa vai estar em destaque na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal até 31 de janeiro.

Foi recentemente inaugurada uma exposição bibliográfica sobre a escritora inglesa Virginia Woolf, com mais de duas dezenas de livros, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, no âmbito do ciclo “Autor do Mês”.

“Mrs. Dalloway”, “Orlando”, “Os Anos” e “O Quarto de Jacob” são exemplos de obras da escritora, que se encontram nesta exposição, a que se junta um vídeo sobre a autora, revela a nota da câmara de Setúbal enviada à nossa redação.

Considerada uma das mais importantes escritoras do século XX, Virginia Woolf nasceu em Hyde Park Gate, Londres, no Reino Unido, em 1882. O primeiro romance, “A Viagem”, foi editado em 1915, mas seria com “O Quarto de Jacob”, de 1922, que obteria o reconhecimento como escritora inovadora. No final dos 20 é considerada uma escritora de sucesso e reconhecida mundialmente, mas vê os seus trabalhos caírem no esquecimento após a II Guerra Mundial, já após a sua morte, sendo apenas redescobertos mais tarde.

Virginia Woolf faleceu aos 59 anos, após cometer suicídio motivado, alegadamente, por uma profunda depressão que sofria.

A escritora é reconhecida um dos nomes mais relevantes do modernismo clássico e uma das precursoras do uso do fluxo de consciência, técnica literária modernista que marcou igualmente o estilo de James Joyce e de William Faulkner, tendo deixado uma obra extensa de nove ove romances, sete volumes de ensaios, duas biografias, um diário e vários contos publicados.

A exposição pode ser visitada na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal até 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.