Os sete tripulantes da embarcação não ficaram feridos, mas precisaram de ser resgatados.
Um grupo de cinco orcas atacou e destruiu o leme de uma embarcação de recreio que navegava ao largo de Sesimbra, esta terça-feira, revela o portal Notícias ao Minuto.
Os sete tripulantes da embarcação tiveram de ser resgatados, mas não se registou qualquer ferido.
Em comunicado, a Marinha reitera que “os elementos do veleiro foram resgatados e sem necessidade de assistência médica, tendo sido efetuado, por questões de segurança para a navegação, o reboque para Sesimbra, onde chegaram pelas 19h00”.
O resgate ocorreu a 2 milhas do Cabo Espichel e há apenas registo de danos materiais.
De acordo com Sidónio Pais, biólogo marinho da SeaEO Tours – Sea & Estuary Odyssey, que se encontrava em passeio com clientes e que recebeu, pelo rádio, o pedido de ajuda, este tipo de interação e acidentes com estes animais não é inédito. “Tudo começou com três juvenis e atacam os lemes. Para elas é uma espécie de brincadeira”, revela o biólogo citado pelo portal, acrescentando “que já não é o único grupo, uma vez que são animais “extremamente inteligentes, e que aprendem entre si”.
A Autoridade Marítima Nacional e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas recomendam a todos os navegantes que, em caso de avistamento destes mamíferos, seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilizada a porta do leme, desmotivando assim os animais a interagir com as estruturas móveis das embarcações.