Distrito coloca em competição mais de três dezenas de judocas

Campeonato Nacional de Juniores começa este sábado em Coimbra.

Mais de três dezenas de judocas, em representação de vários emblemas, partem do distrito de Setúbal para o Campeonato Nacional de Juniores, que se realiza este fim-de-semana no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra.

Estes atletas vão ter dois momentos de competição. O primeiro, no sábado, com início às 10h00, será individual e onde os atletas procuram, com a sua performance e resultados, o apuramento para a seleção nacional. Em prova vão representar o Judo Clube Pinhal Novo, Judo Clube Pragal, Clube Recreativo Charnequense, Clube Judo Montijo, IFC Torrense e Vitória FC.

No dia seguinte, as disputas passam a ser coletivas com a realização do Campeonato Nacional de Equipas. Para este momento estão inscritos, do nosso distrito, o Judo Clube Pinhal Novo, Clube Judo Montijo, que vão competir apenas no masculino, e ainda o Judo Clube Pragal, que se apresenta também com uma formação feminina.

Por se tratar de um grande palco competitivo, talvez o mais importante de todos os escalões de formação há, naturalmente, vontade de ter uma boa prestação desportiva. Ainda assim, Nelson Trindade, diretor técnico da Associação Distrital de Judo de Setúbal, destaca a oportunidade para crescer. “O atleta de judo trabalha anos e anos para se preparar para este tipo de momentos. Estamos a falar sobretudo num momento importante de aprendizagem competitiva e também de aperfeiçoamento técnico, que procuramos sempre quando vamos a estas provas. Nunca nos podemos esquecer, em especial com esta lista de atletas que vamos levar, que estamos a falar de jovens que estão no seu processo de crescimento”, aponta o responsável ao Semmais.

“Esperamos uma prova muito heterogénea e aberta, porque os níveis dos atletas nos parecem muito próximos e também muitos são jovens. Temos ainda alguns que estão em idade de cadetes e que vão competir já em juniores”; adianta o mesmo dirigente.

Modalidade tem registado crescimento no distrito

Apesar das desistências em número considerável e das dificuldades dos clubes, em resultado da pandemia, Nelson Trindade aponta agora um bom momento para a modalidade. “Temos tido muita procura e muitas inscrições, em especial para crianças muito jovens, que os pais querem introduzir alguma atividade física na sua rotina. Neste momento, contamos com mais de dois mil atletas federados”, refere. De acordo com o responsável, está em perspetiva a entrada de mais praticantes e a probabilidade de se atingir um recorde de praticantes da modalidade no distrito.

“Estamos a falar de um desporto que é educativo e reconhecido pelas entidades. Além disso permite que a prática seja feita ao longo de muitos anos. Temos atletas desde os três anos até às idades mais avançadas”, explica Nelson Trindade.

“Tem sido um esforço e dedicação feito por todos no distrito, numa unidade assinalável. Hoje temos a segunda associação maior do país e, naturalmente, que temos muito orgulho nisso”, sublinha o diretor técnico, aludindo ao trabalho que tem sido realizado pela Associação Distrital de Judo de Setúbal e pelos clubes.