Câmara do Barreiro cede terreno ao IPS para residência de estudantes

A autarquia do Barreiro cedeu o direito de superfície de um terreno ao Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) para a construção de uma nova residência de estudantes de apoio à Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS).

Segundo informação disponibilizada no ‘site’ oficial do IPS e nas redes sociais da autarquia, a escritura pública de cedência do terreno na União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, foi realizada na terça-feira.

O futuro equipamento, com capacidade para 50 camas, é um dos dois novos edifícios de raiz a edificar pelo IPS, no âmbito Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), através de financiamento por via do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A cedência do direito de superfície agora concretizada visa a construção por parte do IPS de uma residência de estudantes, a custos acessíveis, num edifício devoluto, em Santo André, num investimento de mais de 1,2 milhões de euros.

“Hoje é um dia muito importante para o IPS porque, apesar do alojamento fazer parte dos serviços que o ensino superior deve proporcionar aos estudantes, não temos conseguido responder condignamente aos estudantes e aos investigadores que procuram a ESTBarreiro/IPS”, refere a presidente do instituto, Ângela Lemos, citada num comunicado da instituição.

Sobre a futura residência estudantil, a presidente do instituto adianta tratar-se de “um edifício para uma população de 47 estudantes e três investigadores, permitindo ao IPS oferecer um espaço para ser vivido pelos residentes como um verdadeiro lar, com espaços individualizados interligados a espaços comuns funcionais que permitam aos residentes experienciar a vivência em comunidade”.

Além do Barreiro, onde está localizada a Escola Superior de Tecnologia, o IPS prevê também a construção de uma residência de estudantes em Sines, também em terreno cedido pelo município e que pretende servir os estudantes da nova Escola Superior que será criada no litoral alentejano, disponibilizando vagas de alojamento para 47 estudantes.

Os investimentos terão um financiamento global de cerca de nove milhões de euros e contemplam ainda obras de ampliação e remodelação da Residência de Estudantes de Santiago, nas imediações do ‘campus’ de Setúbal do IPS, que resultará em 85 camas adicionais.

Com a concretização destes três projetos, o IPS reforçará a oferta de alojamento estudantil com 182 novas camas.