Espetáculo, Pequena Companhia da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, da que junta dança e figuras geométricas é concebido para os mais novos, mas procura também estender-se para toda a família. Esta sexta tem sessões para as escolas e amanhã para o público em geral.
“Geometria Encantada” da Pequena Companhia da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal regressa ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, depois do sucesso da sua estreia em 2019.
O espetáculo dedicado aos mais novos, mas que se estende a toda a família, marca o regresso das grandes apresentações da Academia de Dança Contemporânea. “Temos um princípio estruturante no nosso trabalho que é fazer dois grandes espetáculos por ano, um para crianças e um outro para o público mais jovem. Foi assim que surgiu o “Geometria Encantada”, em 2019 e que agora decidimos recuperar e levar de novo ao palco do Fórum Luísa Todi”, explica Iolanda Rodrigues, coreografa e autora do espetáculo e também membro da direção da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, em conversa com o nosso jornal.
A responsável recorda como foi concebido o espetáculo, que conta com figurinos de Marina Sacramento, vídeo de Patrícia Silva e luzes de Miguel Ramos. “Este espetáculo surgiu em linha com a nossa forma de trabalho, uma criação destinada a um publico infantil. A ideia de “Geometria Encantada” apareceu porque estávamos num programa, que ainda está a ser desenvolvido, de combate ao insucesso escolar, no âmbito do Portugal 2020. Nesse programa, durante as aulas, eu percebi um descontentamento em relação à matemática e fui buscar este tema, precisamente para relacionar as figuras geométricas com a dança, juntar a isso algum movimento e alguns elementos cénicos que nós utilizamos”, revela a coreografa.
Iolanda Rodrigues sublinha a importância deste tipo de espetáculos. “Uma grande preocupação nossa é formar novos públicos e cultivar este hábito nas crianças e nos jovens de irem a espetáculos, mais concretamente, também, ver espetáculos de dança. Este espetáculo tem o particular sucesso porque capta facilmente a atenção das crianças, que com todos os elementos cénicos e luzes acabam por ser colocadas dentro do espetáculo e elas vibram muito com isso e gostam bastante. É como esse entrassem num mundo mágico”, aponta a responsável.
As duas sessões desta sexta-feira são dedicadas a escolas de pré-escolar, 1º e 2º ciclo, enquanto a de amanhã, sábado, pelas 21h00, já se destina ao público em geral.
Academia de Dança Contemporânea de Setúbal comemora 40 anos de existência
O regresso deste espetáculo aos palcos marca, também, um importante momento da história da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, que são as comemorações doo seu 40º aniversário.
“Naturalmente que não podíamos deixar de assinalar este marco. E este espetáculo contribui também para isso, para podermos divulgar e promover o trabalho que todos nós fazemos junto do público e da comunidade”, explica Iolanda Rodrigues.
Nesse sentido, “Geometria Encantada” regressa ao palco em Abril, agora com um elenco mais alargado, integrando também alunos da escola da Academia, além do elenco da Pequena Companhia.
Nas comemorações estão ainda planeadas outras atividades. “Estamos a pensar no Dia Mundial da Dança; queremos também concretizar um curso de Páscoa; temos a nossa aula pública, em Junho; estamos incluídos no espetáculo “Terças de Saramago”; e outras várias apresentações que nos são solicitadas ao longo do tempo” revela Iolanda Rodrigues.