Aguarda-se que seja ultrapassado o número de 9.373 alunos alcançado no ano passado. IPS leciona em Setúbal e Barreiro, mas também em Sines, Loures, Lisboa, Amadora, Vila Franca de Xira, Grândola e Ponte de Sôr.
O Instituto Politécnico de de Setúbal (IPS) terá 1.212 vagas para os estudantes que se candidatam à 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, o que representa apenas um acréscimo de dois lugares face ao ano transato. Espera-se, no entanto, que o número total de alunos, que no ano passado foi de 9.373, venha a ser suplantado, uma vez que se aguarda a aprovação de novos cursos e de microcredenciais.
A presidente do IPS, Ângela Lemos, disse ao Semmais que “o número histórico” alcançado em 2022 deverá ser suplantado, adiantando que os Cursos Técnicos Superiores Profissionais passarão a ser 24, sendo acrescido o Cloud e Cibersegurança. Também as licenciaturas vão aumentar, passando de 25 para 26, caso seja aprovada a de Audiovisuais e Media Digitais. Prevê-se igualmente que os mestrados passem a ser 25, contra os 24 do ano passado, depois de ser retificado o de Engenharia e Gestão de Aquacultura.
“Relativamente ao número total de vagas a serem colocadas a concurso, o IPS aguarda aprovação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, uma vez que as regras para a definição de vagas de acesso ao ensino superior foram alteradas e as Instituições de Ensino Superior poderão ter que reduzir as vagas dos concursos especiais”, explicou a presidente do Politécnico de Setúbal.
O crescimento do instituto é uma realidade que se vem consumando nos últimos anos e que se traduz em acordos diversos com o meio empresarial da região, possibilitando aos estudantes não só a frequência de estágios como até a entrada para os quadros de diversas empresas. Este progresso tem feito com que a direção do estabelecimento de ensino tenha vindo a instalar-se noutras localidades, que não apenas a capital do distrito. Ângela Lemos disse que “para além de Setúbal e Barreiro, o IPS irá atuar em diferentes áreas geográficas, nomeadamente, Sines, Loures, Lisboa, Amadora, Vila Franca de Xira, Grândola e Ponte de Sôr”.
Mais quase duas dezenas de camas para estudantes
A presidente deu ainda conta de que “a construção de um novo edifício para a Escola Superior de Saúde no Campus de Setúbal, assim como de duas novas residências para estudantes em Sines (47 camas) e no Barreiro (50 camas) e a remodelação e ampliação da Residência de Santiago em Setúbal (85 novas camas)”, são fatores que atestam o desenvolvimento e credibilidade do instituição que, ano após ano, tem vindo a ser procurada por alunos do distrito e fora dele. “O IPS reforça, assim, a sua oferta de alojamento estudantil com 182 novas camas. Todos estes projetos contam com o apoio do PRR”, acrescentou.
Por fim, a mesma responsável disse que a nova Escola Superior em Sines irá ser apresentada este ano ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pelo que ainda não se prevê a construção do seu edifício.
Entre as novidade para o próximo ano letivo, Ângela Lemos referiu uma iniciativa que visa abrir possibilidades aos alunos mais carenciados em termos económicos. “O IPS aderiu, voluntariamente, ao contingente prioritário de estudantes carenciados economicamente, uma medida que destina dois por cento de vagas para cada ciclo de estudos (ou duas vagas) a candidatos beneficiários de ação social escolar, e irá funcionar como projeto piloto nos próximos dois anos”, explicou.