Dez praias do litoral alentejano com transportes públicos gratuitos

Concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines beneficiam desta medida.

Os cinco municípios do litoral alentejano vão disponibilizar transportes públicos gratuitos para dez praias da região, nos meses de julho e agosto, no âmbito de um projeto-piloto para diminuir o tráfego automóvel nas zonas balneares.

O projeto desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) arranca já este sábado e pretende ligar as sedes dos municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines, no distrito de Setúbal, e Odemira (Beja) a dez zonas balneares.

“As sete linhas irão funcionar nos meses de julho e agosto, com recurso a autocarros dos Transportes do Alentejo Litoral, ligando as cinco sedes dos concelhos que integram a CIMAL a zonas balneares”, explica, em comunicado, a comunidade intermunicipal.

O serviço, indica, será prestado “durante a semana e aos fins de semana, várias vezes por dia, de modo a constituir uma alternativa aos automóveis particulares”.

Segundo a CIMAL, as carreiras rodoviárias farão a ligação entre a cidade de Alcácer do Sal e a praia da Comporta, entre a vila de Grândola e as praias do Carvalhal, Pego e Melides e entre a cidade de Santiago do Cacém e a Lagoa de Santo André.

Estão também previstas ligações entre a cidade de Sines e as praias de São Torpes e Porto Covo e da vila de Odemira às praias da Zambujeira do Mar, Almograve e Vila Nova de Milfontes.

O projeto, segundo a CIMAL, visa “facilitar o acesso às praias por parte da população e visitantes a título gratuito, tornando vantajoso economicamente o recurso aos transportes públicos, em detrimento do transporte individual”.

“A diminuição do tráfego automóvel e dos inevitáveis condicionamentos junto das zonas balneares, bem como a redução da poluição provocada pelas viaturas particulares são outras das vantagens da nova rede de transportes sazonais”, lê-se na nota.

De acordo com a comunidade intermunicipal, as ligações incluem paragens em várias localidades até chegarem ao destino.

“No caso de Odemira a ligação entre a sede do concelho e a Zambujeira do Mar tem paragem em São Teotónio, tal como a ligação entre Alcácer do Sal e a praia da Comporta tem paragens no Bairro da Quintinha, Montevil, Carrasqueira, Possanco e aldeia da Comporta”, exemplifica.

Já no concelho de Grândola, o autocarro que fará a ligação às praias do Carvalhal e Pego “apanha ou deixa passageiros no Carvalhal, tal como a linha para a Lagoa de Melides faz escala na aldeia de Melides”.

“A ligação entre Santiago do Cacém e a Lagoa de Santo André tem paragem em Vila Nova de Santo André”, especifica ainda.

A CIMAL prevê, durante os dois meses, a realização de mais de 4.000 ligações, que totalizarão mais de 45 mil quilómetros percorridos pelos autocarros neste território.