Sobreiros, alfarrobeiras, oliveiras, pinheiro-bravo, loureiros e medronheiros, carvalhos cerquinhos, murtas, troviscos, folhados e aroeiras foram algumas das espécies plantas em ações que ligaram o município e a comunidade.
A câmara de Palmela iniciou, no passado dia 23 de novembro, um conjunto de plantações de árvores e arbustos por todo o concelho, de forma a assinalar o Dia da Floresta Autóctone.
“Estas ações, que contemplam a plantação de um total de mais de 700 espécies autóctones, enquadram-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 13 – Ação Climática, 15 – Proteger a Vida Terrestre e 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos”, sublinha a autarquia em nota enviada à nossa redação.
Na primeira ação, realizada no dia 23, foram plantados 37 sobreiros junto à Ribeira da Salgueirinha, na zona do Pinhal Novo, num momento que juntou as comunidades escolar e sénior, nomeadamente alunos do 4.º ano da EB Zeca Afonso e alunos do Projeto “Clique Sem Idade”, a que se juntaram ainda representantes da Hanon Systems, empresa mecenas que se associou à iniciativa.
Já no dia 24 as plantações aconteceram num terreno municipal no extremo norte da Urbanização Va´Flores, em Pinhal Novo, enquadradas pelo projeto “Pinhal Novo Verde”. “Com este projeto, o Município pretende qualificar o local enquanto espaço de ligação urbano/rural, proporcionando o efeito de barreira acústica face ao ruído ferroviário e melhorando o ambiente sonoro e a qualidade de vida naquela urbanização”, explica a edilidade.
Na ocasião, foram plantadas 20 árvores/arbustos (sobreiro, alfarrobeira, oliveira, pinheiro bravo, loureiro e medronheiro), estando ainda previstas, segundo a autarquia, mais ações “envolvendo a comunidade educativa, até ao final do ano”.
De referir que nesta ação de dia 24 também se associaram 24 colaboradores da Visteon, empresa que cedeu, de acordo com a nota, “520 exemplares de diversas espécies autóctones para o local”.
A terceira ronda de plantações aconteceu no dia 28, num espaço verde em Aires, com a participação de alunos do 4.º ano da EB Aires e representantes da empresa mecenas “Interiores Perfeitos”. Nesse dia foram plantadas mais de uma centena de árvores/arbustos (sobreiro, carvalho cerquinho, murta, trovisco, folhado, aroeira e medronheiro).