Câmara de Setúbal reabilita 38 edifícios do Bairro da Alameda das Palmeiras

Arrancou no final de dezembro a requalificação de 38 edifícios e 252 fogos do Bairro da Alameda das Palmeiras, na zona da Bela Vista, num investimento de quase 12,5 milhões de euros.

O investimento faz parte da Estratégia Local de Habitação, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, e tinha sido aprovado em outubro de 2022.

Na altura, o investimento previsto era de apenas 10,6 milhões de euros, mas o valor foi entretanto revisto e aumentado para um total de 12.429.700 euros.

“Através desta intervenção, a Câmara Municipal dá continuidade à requalificação do parque habitacional municipal, com o objetivo de promover condições dignas de habitação e de justiça social aos seus munícipes”, refere a autarquia, numa nota de imprensa.

O Bairro da Alameda das Palmeiras tem, segundo o município, “uma imagem de conjunto descaracterizada e as fachadas alteradas”, devido a intervenções realizadas pelos ocupantes dos edifícios no exterior e interior e de “um conjunto de patologias resultantes da degradação do isolamento e impermeabilização exteriores, bem como da deficiente ventilação dos espaços”.

No exterior, a reabilitação vai passar pela substituição das janelas, com caixilharias em alumínio que incluem vidro duplo e maior eficiência térmica, assim como a aplicação de isolamento térmico nas coberturas, caixas de estores e paredes, que também serão pintadas.

Irão também realizar-se trabalhos ao nível da impermeabilização, abrangendo as caleiras, platibandas, juntas de dilatação e coberturas, onde se “deverá resolver várias patologias graves existentes no interior das habitações, motivadas por infiltrações dali provenientes”.

Já no interior, as obras vão passar por “uma intervenção integral nas cozinhas e instalações sanitárias, incluindo a renovação das redes de abastecimento de água, de esgotos, de abastecimento de gás e elétrica”.

Nas casas de banho, as portas serão substituídas, os bidés serão transformados em ‘kits’ de chuveiro sanita/bidé e as banheiras serão substituídas por bases de duche, enquanto as cozinhas serão aumentadas pela integração do espaço antes ocupado pela despensa.

As obras do Bairro da Alameda das Palmeiras são o segundo investimento de reabilitação no âmbito da Estratégia Local de Habitação feito pela Câmara Municipal de Setúbal, após a reabilitação de 19 edifícios e 113 fogos no Bairro das Manteigadas, que se encontra em curso.

O próximo projeto do município prevê a renovação de 445 fogos e nove blocos de edifícios no bairro da Bela Vista e de 121 fogos e 20 edifícios no Forte da Bela Vista, tendo já sido aprovada a adjudicação das empreitadas.

A obra no Bairro da Alameda das Palmeiras tem um prazo de execução de 540 dias.