Palmela Desporto comemora 24 anos de história com muitas conquistas

Na gestão de cinco diferentes instalações desportivas no concelho, a empresa municipal acolhe semanalmente cerca de 7.500 praticantes e conta ainda 220 atletas federados.

A Palmela Desporto assinalou, no início deste mês, 24 anos de gestão dos equipamentos desportivos municipais, do reforço da oferta e do desenvolvimento desportivo no concelho, sendo, atualmente, uma entidade reconhecida pelo trabalho que implementa.

“A Palmela Desporto tem, ao longo destes anos de atividade, procurado corresponder às necessidades de prática desportiva prioritariamente da população do concelho, mas também de todos os que nos procuram oriundos de municípios vizinhos. Se inicialmente estava circunscrito aos espaços aquáticos das piscinas de Palmela e Pinhal Novo, à oferta associativa e escolar no Pavilhão Municipal de Pinhal Novo ou as instalações do Campo de Jogos para a prática de futebol, hoje conta com um leque bastante alargado de ofertas”, sublinha ao Semmais o presidente do Conselho de Gestão, José Barreto.

Dessas ofertas, destacam-se, por exemplo, o Programa “Aprender a Nadar” – destinado a crianças do 1.º ciclo, assim como o “50+ – Programa de Exercício”, para a a população sénior. Sublinham-se também modalidades como o Aikido, Karaté, Dança Clássica, Dança Urbana, Surf, Windsurf, Corrida e Marcha, assim como programa de férias desportivas, a dinamização do desporto adaptado para pessoas com algum tipo de deficiência. “Nas cinco instalações que gerimos, bem como nos diversos projetos em que estamos envolvidos, conta-se semanalmente com cerca de 7500 praticantes/utentes, o que revela vitalidade”, refere o responsável.

Quatro modalidades entram nas competições

Segundo José Barreto, a empresa municipal compete nas modalidades de natação, triatlo, atletismo e, mais recentemente, orientação”: “Temos cerca de 220 atletas filiados nas respetivas federações que, semanalmente, disputam a nível regional e nacional”, explica.

Além de manterem o apoio à atleta Simone Fragoso, para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, a Palmela Desporto tem somado resultados interessantes, em especial na natação, como a subida à II Divisão da equipa feminina, em dezembro, algo que, segundo José Barreto, é inédito na história da instituição. A atleta Leonor Parente tem sido um dos expoentes máximos deste sucesso, acumulando títulos e distinções, assim como chamadas à seleção portuguesa. No mesmo fim-de-semana que a equipa subiu à II Divisão, a jovem nadadora somou os títulos nacionais em 50 Metros Bruços e 100 Metros Estilos. Destacam-se ainda as conquistas nacionais em natação adaptada, as últimas das quais em novembro por Rafael Cristina, Samuel Martins e João Cruz.