Semana da Empregabilidade do IPS com adesão recorde

Cerca de 400 participantes marcaram presença nesta edição de números redondos, destacando-se por exemplo as 15 692 interações através da plataforma Beamian, na Feira do Emprego que juntou 121 empresas e organizações.

A 10ª edição da Semana da Empregabilidade do Politécnico de Setúbal, que decorreu entre os dias 11 e 15 de março, foi um sucesso, registando uma enorme adesão, quer da comunidade estudantil, quer das empresas e organizações que participaram na edição.

Este ano em torno da temática “Do Campos para o Mercado Global”, a iniciativa voltou a proporcionar momentos de interação entre os estudantes e as 121 organizações e empresas ali presentes, potenciais empregadoras.

“O resultado foi uma combinação entre os registos de conferência, painel de discussão, aula aberta, mesa-redonda e vários workshops práticos, iniciativas que mobilizaram um total global de cerca de 400 participantes para ouvir as dicas úteis de vários especialistas em torno de temas tão prementes como o futuro do mercado de trabalho, as competências mais valorizadas, Inteligência Artificial, literacia financeira, marketing pessoal ou empreendedorismo”, destaca a nota enviada à nossa redação.

Paralelamente realizou-se também a Feira de Emprego, tradicionalmente a iniciativa mais aguardada da Semana da Empregabilidade, que este ano, segundo a organização ficou marcada pelo “número recorde de participantes, em cerca de um milhar”. As interações entre os estudantes e as empresas e organizações estiveram em evidência já que, segundo o IPS, registaram-se, através da plataforma Beamian (que permite a partilha dos CV em formato digital), um total de 15 692 interações, “praticamente o dobro das registadas em 2023”.

Destacou-se ainda a realização, pela primeira vez, de sessões fotográficas para uso profissional, um recurso, segundo a organização “muito apreciado”, dado ao “rápido preenchimento das vagas disponíveis”.

Para Ângela Lemos, presidente do IPS, a Semana da Empregabilidade, organizada em Associação Académica (AAIPS), é um “importante marco na vida da comunidade IPS” e que edição após edição “apresenta com mais dinamismo e inovação”, demonstrando o “trabalho de interface com o ecossistema produtivo regional”, através daquele que é atualmente “o politécnico com a menor taxa de desemprego a nível nacional”.