Porto de Sines entre os portos europeus de contentores que mais cresceram

A infraestrutura portuária foi das poucas que registou uma variação positiva em toda a Europa no passado ano com um total de 1.665.308 TEU movimentados.

O Porto de Sines continua firme no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia (UE), mantendo a posição 14ª da listagem realizada por Theo Notteboom, da PortEconomics, que dedica a sua análise ao mercado marítimo portuário europeu.

“Segundo Notteboom, Sines destaca-se pela positiva entre os 15 principais portos europeus, a par de Gioia Tauro e Pireu, tendo sido os únicos três portos a registar uma variação positiva em 2023”, sublinha a nota recebida pela nossa redação.

De acordo com o mesmo texto, a infraestrutura portuária siniense foi a segunda a registar “ganho de tráfego de carga contentorizada no período de 2007-2023” e ainda a terceira com o maior crescimento europeu no período de 2022-2023 com um total de “1.665.308 TEU movimentados”, destacando-se assim a sua trajetória positiva no contexto europeu, em contraste com o decréscimo verificado na movimentação de contentores na UE.

Em 2023, os 15 principais portos europeus movimentaram “72,3 milhões de TEU”, menos 5,6% que no ano transato.

A contribuir para o sucesso do trabalho em Sines, cabe referir que a infraestrutura portuária conta com “seis novos pórticos de parque totalmente automatizados, mais dois pórticos de cais recentemente adicionados e 12 novos camiões com atrelado”, na sequência do investimento feito pela PSA Sines, pela expansão do terminal, onde está prevista a “quase duplicação da sua capacidade de movimentação anual, de 2,7 milhões de TEU para 4,2 milhões de TEU até 2030”.