Adjudicada construção de nova USF da Bela Visa por 3,3 milhões

A câmara de Setúbal aprovou a adjudicação da construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Bela Vista, um investimento de 3,3 milhões de euros para assegurar cuidados primários de saúde a 21 mil utentes.

Segundo um comunicado do município, a empreitada, com um prazo de execução de 450 dias, foi adjudicada à empresa Alves Couto S.A. pelo valor de 3.316.200 euros, montante ao qual acresce o IVA (imposto sobre o consumo) à taxa legal em vigor.

O programa funcional da nova USF da Bela Vista prevê duas unidades com capacidade para atender, cada uma, 10.500 utentes, e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).

Na sessão pública de câmara de quarta-feira, em que foi aprovada a adjudicação da obra, o presidente do município, André Martins (CDU), disse que a medida é “mais um passo no cumprimento do protocolo celebrado com o Ministério da Saúde para a construção das USF do Bairro do Liceu, da Bela Vista e de Azeitão”, esta última já em funcionamento.

O autarca defendeu ainda que estes três novos equipamentos, além da resposta que vão dar em termos de cuidados de saúde primários a milhares de setubalenses, são fundamentais para garantir o bom funcionamento do Centro Hospitalar de Setúbal.

“Se pelo menos estes três centros de saúde não forem construídos, as obras de ampliação do hospital de Setúbal, só por si, não resolvem os problemas da população na área da saúde”, justificou.

O Centro Hospitalar de Setúbal integra o Hospital de São Bernardo, o Hospital Ortopédico do Outão e o serviço de Ambulatório do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHS.

A empreitada de ampliação do Hospital de São Bernardo, no valor global de 27 milhões de euros, tem conclusão prevista para o final do primeiro semestre de 2025.