Septeto Tomás Pimentel, L.U.M.E, Clara Lacerda Trio, Ernte e Wolfgang Muthspiel Trio são alguns nomes que marcam esta edição.
O Parque da Cidade do Barreiro volta a ser palco de mais uma edição da iniciativa “Jazz no Parque” que, promovida pela autarquia local, decorre entre hoje e domingo. Com a curadoria do músico, compositor e professor barreirense Jorge Moniz, o cartaz volta a ser diversificado, conta com nomes de relevo do panorama nacional e internacional e abre espaço a projetos locais, nomeadamente as duas escolas do concelho.
“Decidimos também aumentar a zona da restauração que dá apoio a este festival e reforçar toda a envolvência do parque. Resumidamente, a nossa preocupação é sempre melhorar face às edições anteriores, quer na programação, quer nos serviços e espaços”, destaca Sara Ferreira, vereadora da câmara do Barreiro, em conversa com o Semmais.
No que toca ao cartaz, a abertura desta 4ª edição está marcada para as 22h00 com um concerto de Septeto Tomás Pimentel, liderado por Tomás Pimentel, considerado uma das grandes referências do jazz português. No primeiro dia do certame, sobe ainda ao palco pelas 23h30, o L.U.M.E – Lisbon Underground Music Ensemble, um coletivo de 15 músicos que, comandado pelo compositor Marco Barroso, reúne sonoridades diferentes proporcionadas pelo piano, flauta, clarinete, saxofones, trompetes, trombones, baixo elétrico e bateria.
Entre as atuações bastante aguardadas, destacou a autarca Sara Ferreira, estão os espetáculos das duas escolas do concelho. A primeira a apresentar-se, pelas 17h00 de amanhã, é o Ensemble da Escola de Jazz do Barreiro, um projeto dirigido pelo trompetista e maestro Johannes Krieger, cuja aposta viaja entre os clássicos, as fusões contemporâneas, o blues, a bossa nova e o funk. Pela mesma hora, mas no domingo, é a vez da Academia de Jazz – Os Franceses. Sob direção musical de José Monteiro, o ensemble formado em 2021 apresentará um reportório composto por arranjos originais de clássicos do jazz e da música portuguesa.
Para esta edição estão ainda convidados Clara Lacerda Quinteto, Kevin Hays Trio Feat. Drew Gress + Greg Hutchinson, Ensemble Robalo/ Porta-Jazz + Hans Koller, Ernte e Wolfgang Muthspiel Trio.
Na opinião de Sara Ferreira, face aos nomes em questão e às expetativas da autarquia, os dados estão lançados para mais um grande “Jazz no Parque”. “Estamos a falar de um evento diferenciador. Decorre numa zona idílica da cidade e vai proporcionar a fruição da natureza aliada à boa música. Estamos muito satisfeitos com a aposta que temos vindo a fazer neste festival. Além de apoiarmos as nossas escolas de jazz, com o trabalho do professor Jorge Moniz, conseguimos trazer o que de melhor se faz a nível nacional e internacional à nossa cidade. O balanço não pode ser outro senão positivo”, sublinha.