SIMARSUL integra equipa portuguesa no projeto multinacional “TARGET”

O projeto de cooperação envolve parceiros de Espanha, França e Portugal para definir estratégias consensuais de gestão da água, adaptando práticas e estruturas para garantir o acesso a este recurso.

Decorreu em Sevilha, mais concretamente na sede da Consejería de Agricultura, Pesca, Água y Desarrollo Rural da Junta da Andaluzia e no Centro de las Nuevas Tecnologías del Agua, no passado mês de junho, a reunião de “kick-off” do projeto “TARGET – TerritoriAl stRateGy for watEr scarciTy”, encontro que contou com a presença da Simarsul, entidade responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da península de Setúbal.

“Durante o evento, para além das reuniões técnicas e de coordenação do projeto, foi realizado um workshop com o objetivo de avaliar, através da participação ativa dos atores envolvidos, vários aspetos do quadro legislativo e institucional, planeamento, regulação e financiamento da gestão da água, com especial incidência nas situações de escassez”, explica o comunicado recebido pela nossa redação.

A mesma fonte revela que a equipa portuguesa foi constituída pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, localizada em Almada, e pela câmara do Barreiro, “enquanto parceiros beneficiários”, e pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Simarsul, “enquanto parceiros associados”. “A reunião de Kick off foi o segundo momento de envolvimento da SIMARSUL no Projeto, depois da participação no workshop Internacional realizado em Portugal, no passado mês de maio no Barreiro, com o objetivo promover a reflexão sobre estratégias territoriais para combater a escassez de água”, acrescenta o referido comunicado.

O Projeto conta com um consórcio de 10 parceiros no total e 10 entidades associadas para apoiar as diferentes fases de implementação e tem como prioridade, segundo a mesma fonte “preservar o capital natural e reforçar a adaptação às alterações climáticas no SUDOE (Sudoeste Europeu)” e como objetivo principal “promover o acesso à água e a gestão sustentável da água, envolvendo uma equipa multinacional e pluridisciplinar, num total de 20 parceiros, oriundos de França, Espanha e Portugal”.

“Os recursos de água doce na região SUDOE estão sob pressão antrópica crescente, levando à escassez de água e a problemas de qualidade, conflitos a nível de utilização e risco para os ambientes naturais. É essencial uma mudança de paradigma para enfrentar a crescente escassez de recursos hídricos. A adoção de práticas e organizações através da definição de estratégias de gestão concertada e plurianual, garantirá o necessário acesso à água para garantir a vida dos ecossistemas e o desenvolvimento económico e social do território”, explica o mesmo texto.

Os trabalhos de execução do projeto estão em curso desde março de 2024 e decorrerão até dezembro de 2026, cofinanciados pelo Programa Interreg Sudoe através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).