A câmara de Almada vai lançar em setembro a 4.ª edição do Orçamento Jovem Participativo (OPJA), destinada a todos os jovens residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho entre os 14 e os 35 anos.
Segundo a autarquia, as candidaturas decorrem entre 5 de setembro e 7 de outubro e podem ainda candidatar-se escolas/agrupamentos de escolas do concelho e associações de jovens registadas no Registo Nacional do Associativismo Jovem com sede ou atividade no município.
Ao projeto vencedor serão atribuídos 30 mil euros.
Em comunicado, a câmara de Almada, explica que o Orçamento Participativo Jovem, iniciado em 2019, “é um processo de participação democrática e de promoção da cidadania ativa que pretende incentivar os jovens a apresentarem projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida no concelho”.
A primeira edição teve como proposta vencedora o estúdio Musics Sounds Better With You, da Lifeshaker Associação, que foi implementado em 2022.
Na segunda edição venceu o projeto “A Barracada”, uma cozinha partilhada para jovens empreendedores proposta pela Lifeshaker Associação, e na terceira edição o projeto vencedor foi apresentado pela Escola Secundária Cacilhas Tejo, consistindo na requalificação do campo de futebol da respetiva escola.
Os projetos das duas últimas edições, segundo a autarquia, encontram-se atualmente em fase de implementação.