Budda Power Blues e Travelling Brothers são os cabeça de cartaz da edição, a que se juntam as apresentações de Marbelle Blues Band, Fast Eddie Nelson, Wax & Boogie e Sweet Marta & The Blues Shakers.
A 3ª edição do Azeitão Blues Experience, o evento que leva ao Bacalhôa Parque diversas atividades e nomes consagrados do blues, decorre este fim-de-semana, na referida freguesia sadina. A colher frutos do sucesso das primeiras edições, o festival volta a apostar numa programação de dois dias, mas aumenta a oferta de concertos. “Queremos que o nosso conceito programático seja bastante diversificado, quer na origem das bandas, quer pela tipologia de blues. Um dos princípios é haver sempre lugar para projetos nacionais. Procuramos, naturalmente, cada vez mais introduzir nomes internacionais, este ano decidimos mesclar o cartaz com portugueses e com três projetos espanhóis. Outro aspeto que consideramos é a interação com o público. Contrariamente a outros estilos, no blues essa interatividade é permanente e por isso temos o princípio de não convidar bandas que não tenhamos visto ao vivo, porque temos de perceber bem essa dinâmica da banda com o público e a presença de palco de promovem. O nosso conceito é que o público faça parte da experiência musical”, refere ao Semmais, Rui Guerreiro, presidente da BB Blues Portugal, que em parceria com a câmara de Setúbal e a junta de freguesia de Azeitão organizam o evento.
Nesse sentido, entre os nomes anunciados, destaque para a apresentação de Budda Power Blues, conjunto português que está a celebrar 20 anos de carreira e que encerra, a partir das 21h30, o festival. Também a assinalar duas décadas de trabalho estão os espanhóis Travelling Brothers, que sobem ao palco amanhã, pelas 21h30. Juntam-se a esta edição, na componente nacional, os Marbelle Blues Band (sábado às 19h30) e Fast Eddie Nelson & Convidados (domingo às 19h30). De Espanha apresentam-se, ainda, os Wax & Boogie (sábado às 20h30) e Sweet Marta & The Blues Shakers (domingo às 20h30).
O festival conta também com outros atrativos como DJ sets de blues, antes da atuação das bandas, e uma mostra de street food.
Na sua 3ª edição, a organização faz um balanço extremamente positivo e afirma não se arrepender de ter decidido promover este estilo musical em Azeitão. “Decidimos fazer esta abordagem a Setúbal, nomeadamente à câmara, porque entendemos esta zona vitivinícola de Azeitão tem condições e potencial de conexão com o blues. O público não é o de um festival de verão, é um pouco mais velho e tranquilo, e acaba por ter uma ligação e interesse maior pelos vinhos. Temos exemplos de outros festivais, no país e espalhados pelo mundo, em que se faz esta associação entre o blues e os vinhos. Achámos que faria sentido e a autarquia e a junta acolheram muito bem a ideia”, revela o mesmo responsável.
Caetano Drive Setúbal estreia-se como parceiro
Outra das novidades deste ano é a parceria com a Caetano Drive Setúbal, que desempenha a tarefa de apoio na logística e transporte da organização e artistas. “Há três anos que iniciámos uma parceria com a câmara, que tem sido bastante positiva, de apoiarmos eventos realizados no concelho nas áreas da cultura e do desporto. Temos muito gosto em estar presentes no Azeitão Blues Experience e em disponibilizarmos algumas das nossas viaturas. Além de apoiarmos o evento, estas ações são também importantes porque nos dão ainda mais visibilidade junto do público”, explica ao Semmais, Hugo Gomes, chefe de vendas no Grupo Salvador Caetano.
“Quando falamos que o nosso objetivo é cimentar o festival, esse caminho também passa por angariarmos e termos do nosso lado entidades e empresas com impacto em Setúbal, nas mais diversas áreas. A Caetano respondeu prontamente e vai desempenhar um papel muito importante durante o festival. Esperamos que possa ser benéfico também para a empresa a nível da visibilidade, nomeadamente para a sua atividade económica. Desejo que continuem connosco”, acrescenta Rui Guerreiro.