“Importância das Parcerias para o Desempenho Ambiental”, terá lugar no próximo dia 26 de setembro na Biblioteca Municipal de Palmela. Enquanto no Auditório da Escola Profissional do Montijo recebe no dia 1 de outubro a sessão “Sustentabilidade Económica e Segurança Hídrica”.
Palmela e Montijo acolhem as próximas sessões do Ciclo de Conferências “20 anos a Tratar do Futuro” da Simarsul, promovido no âmbito da comemoração das duas décadas de atividade no serviço público de saneamento na região de Setúbal.
Nesse sentido, já no próximo dia 26 de setembro, a partir das 14h30, a Biblioteca Municipal de Palmela recebe a quinta sessão deste ciclo, dedicada ao tema “Importância das Parcerias para o Desempenho Ambiental”, que terá moderação de António Ventura, atual vice-presidente da AdP Internacional e ex-Presidente da SIMARSUL entre 2017 e 2023. De acordo com a organização, na mesma sessão estarão também presentes “diversos especialistas e personalidades relevantes, incluindo representantes do Município de Palmela, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Águas de Portugal, da Casa Ermelinda de Freitas e entidades do setor agroindustrial”.
Depois, no dia 1 de outubro, pela mesma hora, o Auditório da Escola Profissional do Montijo, acolhe a sessão “Sustentabilidade Económica e Segurança Hídrica”, que contará com moderação de Carlos Mineiro Aires, atual Presidente do Conselho Superior de Obras Públicas e ex-Presidente Executivo da SIMARSUL entre 2007 e 2015, em que participarão “representantes do Município do Montijo, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal, do Instituto Superior Técnico, entre outras entidades”.
O encerramento de ambas as sessões será assegurado por Francisco Narciso, atual presidente do Conselho de Administração da SIMARSUL.
“Ambas as conferências têm como objetivo destacar o impacto ambiental, social e económico que o serviço público de saneamento tem proporcionado ao longo de duas décadas, além de promover a reflexão sobre os desafios e oportunidades futuras no setor. Estes eventos são uma oportunidade para discutir o papel vital das parcerias e da sustentabilidade no desenvolvimento da região, reafirmando o compromisso da SIMARSUL em contribuir para a qualidade de vida das populações, para a preservação do meio ambiente e os desafios da circularidade da água”, destaca a nota recebida pela nossa redação.
Além deste ciclo de conferências, iniciado no passado março, decorre, paralelamente, uma exposição itinerante com o mote “20 Anos De Impactos Positivos”, que estará em Setembro para a Biblioteca Municipal de Palmela e posteriormente, em outubro, para o Município do Montijo. Depois, em novembro e dezembro a mostra seguirá para os municípios da Moita, Setúbal e Barreiro.