O município do Seixal, vai implementar nas escolas do 1º ciclo do concelho um projeto de recolha seletiva das escovas de dentes descartadas pelos alunos e famílias.
O projeto Ecoescovão, lançado pela câmara do Seixal, arranca numa primeira fase nas escolas do 1º ciclo, existindo a intenção de o alargar ao 2º e 3º ciclos do ensino básico e ao secundário.
Em comunicado, a autarquia explica que a medida pretende que os alunos, com a ajuda dos pais, tragam de casa as escovas de dentes velhas e as depositem nos contentores do Ecoescovão instalados nas várias escolas.
Posteriormente, serão transformadas em novos produtos de uso diário, como peças de mobiliário urbano (bancos e mesas de jardim, por exemplo).
A iniciativa, que integra o Plano Educativo Municipal, foi desenvolvida pela câmara, a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados – Saúde Oral Seixal e a Extruplás – Reciclagem, Recuperação e Fabrico de Produtos Plásticos, sedeada no concelho), e tem como principal objetivo promover a saúde oral e a sustentabilidade ambiental entre a comunidade escolar e a população em geral.
Segundo o presidente da autarquia, Paulo Silva, além dos pais, os professores têm também um papel crucial no sucesso deste projeto.
“Entendemos que é pertinente a sensibilização para este tema, com a ajuda de especialistas em saúde oral, para garantir que as crianças compreendam a importância de escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e de visitar o dentista regularmente”, frisou em comunicado.
As escolas que registaram maior índice de participação receberão prémios.
Além da comunidade escolar, o projeto será alargado aos cidadãos, através da disponibilização de pontos de recolha de escovas no Ecocentro Móvel do Seixal (equipamento que percorre as freguesias do concelho), nos Serviços Centrais e nos Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal.
“Com a implementação do Ecoescovão, o concelho dá um passo significativo na promoção de hábitos saudáveis e sustentáveis, assegurando que as próximas gerações cresçam com um sorriso saudável e com um planeta mais limpo”, adianta a Câmara do Seixal em comunicado.