Intervenção na etapa de desinfeção no tratamento e distribuição de água para consumo humano permite a “produção de hipoclorito de sódio in situ”. O processo pretende evitar contaminações e é obrigatório por lei.
A câmara do Barreiro tem intenções de estender a toda a rede de abastecimento de água do concelho o projeto que tem em curso nas zonas de Penalva e Coina, desde o final do mês de junho.
O projeto, que decorre, segundo a autarquia, em parceria com a empresa alemã Lutz-Jesco, é considerado pioneiro no nosso país e é referente ao tratamento de água para consumo humano. “Este projeto nasceu da necessidade de ir ao encontro das questões da segurança e qualidade da água distribuída à população, bem como da resiliência do sistema, que são dois dos pilares base na estratégia da autarquia para a gestão integrada e sustentável da água”, sublinha a câmara numa nota de imprensa.
De acordo com o município, o referido projeto “consiste na produção de hipoclorito de sódio “in situ”, para a etapa de desinfeção no tratamento e distribuição de água para consumo humano, obrigatória por lei, de forma a prevenir as contaminações ao longo da rede”, que no caso tem vindo a ser aplicado “nas zonas de abastecimento da Penalva e Coina, envolvendo cerca de 5.000 habitantes, dos cerca de 80.000 habitantes do concelho”.
Ao que tudo indica, os resultados estão a satisfazer as partes envolvidas, o que leva agora a autarquia a manifestar vontade em alargar este projeto a toda a rede. “Os resultados operacionais têm sido bastante positivos e será nossa intenção, a curto prazo, validar este projeto piloto e estendê-lo a todo o nosso sistema de abastecimento de água para consumo humano, na etapa do tratamento”, sublinha Carlos Guerreiro, vereador com o pelouro das Águas e Saneamento, citado no mesmo comunicado.
Autarquia recebeu selo da ERSAR
O trabalho da câmara do Barreiro no abastecimento de água para consumo humano foi, recentemente, distinguido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, com a autarquia a receber o Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano.
“Esta distinção é resultado de um imenso trabalho de uma vasta e capacitada equipa, motivada para trabalhar desta temática”, destacou o vereador Carlos Guerreiro.
De assinalar que do universo de 227 entidades gestoras deste tipo de serviços, em Portugal Continental, apenas 83, entre as quais a o município barreirense, obtiveram esta distinção. Além do Barreiro, no que toca a entidades a operar no distrito, receberam também este selo a Águas de Santo André, a câmara da Moita, os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) e ainda os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada (SMAS Almada).
A distinção será entregue no próximo dia 2 em Tomar, no âmbito do 1º Seminário Nacional de Abastecimento de Água promovido pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA).