A câmara de Alcochete aprovou por unanimidade o projeto de execução da requalificação do Centro Social do Passil. A obra, com um custo de 389.434 euros e um prazo de execução de oito meses, foi aprovada na reunião de câmara realizada na quarta-feira.
Segundo a autarquia, esta obra está integrada no projeto de requalificação de equipamentos sociais e culturais, inserida na candidatura “Operação Integrada Local – Alcochete – Bairro do Passil”, que tem como objetivo a intervenção integrada em comunidades desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa.
“A requalificação do Centro Social do Passil consiste na reabilitação parcial do edifício e dos espaços que o integram, na requalificação dos espaços exteriores e na ampliação do edificado”, explica a câmara de Alcochete em comunicado hoje divulgado.
Com um aumento da área de construção, a ampliação inclui a construção de um gabinete e de uma sala de conferências polivalente, com a integração de uma parede móvel divisória, possibilitando a sua subdivisão em dois espaços.
A autarquia acrescenta que a requalificação do edifício “permite mobilizar todo um conjunto de dinâmicas e interações sociais da comunidade do Passil, de forma a proporcionar serviços permanentes e adequados às problemáticas sociais das várias faixas etárias, condições essas que permitem preservar e incentivar a relação intrafamiliar e potenciar a integração social”.
Na reunião de câmara foi ainda aprovado por unanimidade a atribuição de um apoio financeiro de três mil euros para cada uma das bandas do concelho, a Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 e a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.
A Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 é uma associação fundada em 15 de janeiro de 1898, que integra o vasto movimento associativo local, desempenhando um papel de utilidade pública, designadamente na promoção da cultura e na educação musical, com a sua banda filarmónica, com o seu orfeão e com a sua escola de música.
O apoio financeiro a atribuir à Sociedade Imparcial, que vai festejar o seu 127.o aniversário, destina-se à aquisição de uma peça de concerto da autoria do compositor D. Saul Gomez Soler, exclusivamente para a homenagem póstuma ao maestro António Menino, falecido em fevereiro.
No que diz respeito à Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, adianta a autarquia, também integra o movimento associativo local e desempenha um papel de utilidade pública, designadamente na promoção da cultura e na educação musical.
A SFPLS festeja em 01 de dezembro o seu 105.o aniversário e o apoio financeiro do município destina-se à aquisição de dois instrumentos musicais, nomeadamente um saxofone Yamaha YSS 475 e um piano portátil Roland FP-30X BK com suporte e estojo.