Trabalhos no furo de captação do Faralhão, iniciados em abril, e a construção de um novo furo em Pinhal de Negreiros, iniciada em maio, representam um investimento na ordem dos 600 mil euros.
Os Serviços Municipalizados de Setúbal, empresa pública que faz a gestão da água e resíduos na cidade sadina, encontram-se a concluir duas obras com vista a reforçar o sistema de abastecimento de água do concelho, mais concretamente com intervenções, na ordem dos 600 mil euros, nas freguesias do Sado e Azeitão.
“Na freguesia do Sado, os trabalhos no furo de captação do Faralhão, iniciados em abril, consistem no equipamento e ligação ao edifício técnico existente junto ao reservatório. Além de abastecer o reservatório do Faralhão, o novo furo poderá abastecer também o reservatório da Bela Vista, caso haja necessidade. A captação vai permitir um caudal de exploração de 70 litros de água por segundo, ou seja 252 m3 por hora. (…) Em Pinhal de Negreiros, o novo furo vai ser integrado no polo de captações de Azeitão, que é a principal origem de abastecimento desta freguesia. Para o efeito, foi já construída uma nova conduta elevatória de ligação a este polo de captações, bem como um edifício técnico. A obra foi iniciada em maio e está em conclusão, permitindo um caudal de exploração de 35 litros por segundo, 126 m3 por hora”, explica a nota recebida pela nossa redação.
Segundo a mesma fonte, os novos furos estão equipados com “com tubagens, acessórios e instrumentação necessários à sua correta operação e monitorização”, que é feita no local e à distância. Estas intervenções integram ainda, de acordo com o comunicado, “trabalhos nas áreas da construção civil, equipamento eletromecânico e hidromecânico, instalações elétricas, sistemas de automação e telegestão”.
“Responder às necessidades do consumo, que se tem intensificado nos últimos anos, é a principal justificação para estas intervenções. No concelho de Setúbal, a água para consumo humano é captada em profundidade, a cerca de 250 metros”, destaca a referida nota.