Sadinos conseguiram entrar na fase de “Apuramento de Campeão”, ocupando neste momento o 2.º lugar da Série Sul, apenas atrás do SL Benfica. Expetativas são altas, mas encaram os futuros encontros com responsabilidade.
Quando faltavam ainda quatro jogos por disputar na Série Sul do Campeonato Nacional de Juvenis, o Vitória FC conseguiu garantir a presença na fase de “Apuramento de Campeão”, sabendo assim que, além de estar entre as dez melhores equipas nacionais deste escalão, assegurou também a manutenção nesta divisão.
A qualificação foi selada no confronto em Setúbal, frente ao Benfica, que se realizou no dia 8 e que terminou empatado a uma bola. Com este resultado os sadinos somaram 31 pontos, estando apenas atrás das águias que lideram com 36, e aproveitaram para cimentar o 2.º lugar, à frente do Sporting, que perdeu 4-2 contra o Casa Pia. Entretanto, este fim-de-semana, a equipa vitoriana voltou a vencer, desta feita o Belenenses, por 0-3, e soma já 34 pontos.
Garantida a presença entre os cinco primeiros desta série, o objetivo é encarar com a máxima responsabilidade os jogos que ainda faltam e preparar da melhor forma a próxima fase. “Internamente os objetivos foram atingidos e passavam, pelo que traçamos no início da época, por assegurar a manutenção. Agora, pensamento dos jogadores é manter o lugar que consolidaram ao longo desta época, que é o 2.º lugar. Temos também de começar a prepara a próxima fase, a de Apuramento de Campeão e vamos, desde já, nos próximos jogos, perceber se temos soluções para todos os momentos do jogo nas jornadas que restam da primeira fase, com e sem bola. Temos de perceber também se todos os jogadores que estão no plantel estão preparados mentalmente para os desafios que temos pela frente. Não vamos gerir apenas para dar tempo de jogo, mas para equilibrar volume, de modo que todos os jogadores estejam preparados para a próxima fase”, diz João Nicolau, treinador dos juvenis do Vitória FC, em conversa com o Semmais.
Parte desse trabalho de preparação para a próxima fase passa pela gestão das expetativas do balneário, que se encontra em êxtase pela temporada conseguida até agora. Dos 15 jogos disputados, o Vitória apenas não pontuou em um e venceu dez partidas. “Temos tentado perceber qual é o sentimento do grupo, o que é que os jogadores pretendem e quais as suas ambições individuais, de modo a tentar encaixar no objetivo coletivo. O nosso papel é enquadrar as expetativas dos jogadores dentro de uma realidade, mas compreendemos a ambição própria da sua idade. Não passa por defraudar as expetativas, mas enquadrá-las de forma realista”, refere o treinador.
Na próxima fase, os sadinos já sabem que vão encontrar SL Benfica, Sporting, Casa Pia, SC Braga, FC Porto, Famalicão e Vitória SC, numa competição que se antevê feroz. “Sabemos a realidade dos clubes que vamos enfrentar. Já temos todos os clubes observados, mas não analisados. Conhecemos muito bem as equipas que vão passar da Série Sul e, quando chegar o momento, vamos analisar ao pormenor as da Série Norte. Aquilo já que sabemos é que há muita qualidade, com jogadores de altíssimo nível que sabem o que fazem em campo e com equipas muito bem orientadas e preparadas. Depois há uma coisa que não podemos ignorar, que é o contexto dos clubes, as suas infraestruturas e os recursos humanos profissionais (coordenadores, treinadores, staff médico, diretores e alguns jogadores), que muitos dos que vão estar na Fase de Apuramento de Campeão tem. A realidade do Vitória FC é distinta”, explica João Nicolau.
O treinador tem, no entanto, grandes expetativas para ver a sua equipa em campo na próxima fase e destaca todo o apoio: “Tenho recebido muitas mensagens de apoio e acredito que a estrutura, sócios, adeptos e simpatizantes, estão orgulhosos. Suponho que seja uma honra e um orgulho para todos os Sub 17 do Vitória Futebol Clube estarem neste patamar. Aquilo que propomos é simples, desfrutar, honrar e dignificar o nosso emblema”, conclui o treinador.