Queda de árvore no Barreiro faz um ferido grave

Uma mulher ficou ferida com gravidade depois de ter sido atingida por um ramo de uma árvore de grande porte no Barreiro, segundo a Proteção Civil.

De acordo com o comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Península de Setúbal, o alerta para a ocorrência foi dado às 09h43, tendo estado no local 12 operacionais dos Bombeiros Sul Sueste do Barreiro, da Proteção Civil e da PSP.

O acidente ocorreu na praceta dos Lusíadas, no Lavradio, concelho do Barreiro.

A vítima com gravidade foi transportada para o Hospital do Barreiro.

Ainda segundo a mesma fonte, desde as 20h00 de terça-feira, foram registadas na Península de Setúbal 48 ocorrências relacionadas com o mau tempo, entre quedas de árvores, quedas de cabos elétricos e de telecomunicações e inundações.

A nível nacional, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00h00 e as 07h00 de hoje 71 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, a maioria inundações, mas sem causarem vítimas.

A ANEPC emitiu na segunda-feira um alerta à população para o agravamento do estado do tempo em Portugal continental até hoje, com chuva forte, acompanhada de trovoada e granizo, e alerta para medidas preventivas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada, e ocasionalmente granizo até às 18h00 de hoje.

Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo até às 00h00 de quinta-feira.

Devido à agitação marítima, os distritos de Lisboa, Faro, Setúbal e Beja sob aviso laranja até às 09h00 de hoje, passando depois a amarelo até às 15h00 de hoje.

Também o arquipélago da Madeira está com aviso amarelo até às 15h00 de quinta-feira por causa do estado do mar e até às 03h00 de quinta-feira devido à chuva, por vezes forte.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.