Porto de Setúbal registou aumento de 3,7% no volume de carga movimentada

Infraestrutura portuária sadina atingiu no ano passado os 6,5 milhões de toneladas em carga movimentada. Em carga contentorizada registou-se um decréscimo de 0,8 por cento em relação a 2023.

O volume de carga movimentada pelos portos de Lisboa e Setúbal cresceu 3,7 por cento em 2024 para 17,8 milhões de toneladas de mercadorias, avançaram hoje em comunicado conjunto.

Os portos, conjuntamente, movimentaram 616.618 TEU (unidades equivalentes a contentores de 20 pés), o que representa um crescimento homólogo conjunto 7 por cento.

O Porto de Setúbal obteve um aumento de 3,7 por cento no volume de carga movimentada, atingindo 6,5 milhões de toneladas, apesar de um decréscimo de 0,8 por cento no segmento de carga contentorizada, com 155.872 TEU movimentados.

Já o Porto de Lisboa encerrou o ano com um crescimento de 3,6 por cento em relação a 2023, totalizando 11,3 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas, e 460.746 TEU, o que representa um aumento de 9,8 por cento em comparação ao ano anterior.

“Os portos de Lisboa e Setúbal desempenham um papel central no apoio às cadeias logísticas nacionais e internacionais, servindo a Área Metropolitana de Lisboa e o seu ‘hinterland’, e garantindo uma conexão estratégica com mercados globais”, disse o presidente dos Conselhos de Administração da Administração do Porto de Lisboa e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia, em comunicado.