Setúbal investe um milhão de euros na melhoria de espaços públicos

A câmara de Setúbal vai investir perto de um milhão de euros na melhoria das condições de mobilidade dos cidadãos numa vasta zona da cidade, “para garantir espaços públicos acessíveis a todos”, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado, o município adianta que as intervenções previstas abrangem as avenidas António Rodrigues Manito, de Angola, Dr. António Manuel Gamito, República da Guiné-Bissau, Manuel Maria de Portela, Alexandre Herculano, Mariano de Carvalho e 5 de outubro, as ruas Major Magalhães Mexia, da Escola Técnica, Joaquim Brandão e Almeida Garrett e a Travessa dos Correios.

De acordo com a autarquia, as obras, que contemplam mais de uma dezena de eixos estruturantes da cidade de Setúbal, tiveram início esta semana com o arranque dos trabalhos na Avenida António Rodrigues Manito, nas imediações das instalações do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

A Câmara de Setúbal salienta, ainda, que está previsto um conjunto de ações qualificadoras do território com o objetivo de modernizá-lo e adaptá-lo a novos desafios e exigências de mobilidade urbana, em que se destaca a criação de percursos pedonais mais condignos, amplos e universalmente acessíveis, com 1,5 metros de largura.

Está igualmente prevista a requalificação de passadeiras, com implantação de pavimento tátil e rebaixamento nas zonas de transição entre a rodovia e o passeio, melhoria do estacionamento e eliminação de barreiras arquitetónicas, para facilitar a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.

A operação de melhoria das condições de mobilidade, no valor global de cerca de 964 mil euros, resulta de uma candidatura do município ao Programa de Intervenção nas Vias Públicas – “Acessibilidades 360 Vias Públicas” – e tem financiamento do Programa de Recuperação e resiliência (PRR).