Destaque para o setor dos granéis líquidos que registaram um crescimento de 41,3 por cento, beneficiando da movimentação de produtos provenientes do Porto de Sines e de ácidos movimentados no terminal da SAPEC.
O Porto de Setúbal encerrou o último ano com um total de 6,5 milhões de toneladas movimentadas, um aumento de 3,7 por cento em relação a 2023.
Em comunicado enviado à nossa redação, a administração do porto sadino refere que entre os vários segmentos de atividades destacaram-se os granéis líquidos com “expressivo crescimento de 41,3%”. Estes números devem-se, segundo a mesma fonte, devido aos “produtos energéticos provenientes do Porto de Sines e ácidos movimentados no Terminal de Granéis Líquidos (TGL) da SAPEC”. Setores como os granéis sólidos (+5 por cento) e a carga Ro-Ro (+2,4 por cento em toneladas e +4,6 por cento em unidades) também registaram aumentos significativos.
A carga contentorizada registou um decréscimo de 1,8 por cento de contentores e 0,8 por cento em número de TEU’s. A carga geral fracionada também desceu, no caso 2,7 por cento face a 2023.
Quanto à atividade de navios no porto, a referir que existiu um aumento na ordem dos 8 por cento de arqueação bruta da dimensão dos navios em atividade comercial, bem como um incremento, de 5 por cento, na dimensão média de todos os navios que escalaram o porto.
O comunicado dá ainda conta que o comércio com os portos da União Europeia cresceu cerca de 5 por cento, beneficiando do aumento de 9 por cento no movimento de importações. “De forma global, o comércio externo registou um incremento de 2,7 por cento, com as importações a crescerem 8,2 por cento, enquanto as exportações apresentaram uma ligeira redução de 3,1 por cento. Este desempenho reflete o papel estratégico do porto na dinamização da economia regional e nacional”, explica o mesmo texto.
Já os terminais de serviço público movimentaram 4,7 milhões de toneladas, um aumento de 4,6% face a 2023, com destaque para os terminais da SAPEC, com o Terminal de Granéis Líquidos a crescer 40,6% e o Terminal Portuário de Setúbal (TPS) a registar um aumento de 14,2%.
Para Carlos Correia, presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, citado no comunicado, os resultados “refletem o empenho e a competência de toda a equipa que contribui para a operacionalização deste porto estratégico. O aumento da dimensão média dos navios e a evolução positiva nos diversos segmentos de carga demonstram a confiança do mercado no Porto de Setúbal e na sua capacidade de resposta”.
O mesmo responsável reitera o compromisso da administração em investir nas “infraestruturas, inovação e sustentabilidade”, com vista ao reforço “da posição como um dos principais hubs logísticos do país”.