Acordo irá vigorar até janeiro de 2026 e foi concretizado após um plenário de trabalhadores que decorreu entre as 14h00 e as 16h00.
Trabalhadores e administração da Atlantic Ferries, empresa que assegura as ligações fluviais entre Setúbal e Troia, no concelho de Grândola, chegaram hoje a um acordo que prevê aumentos salariais de cerca de 7,5 por cento revelou fonte sindical.
“É um acordo que prevê um aumento salarial médio de 95 euros, transversal a todas as categorias, o que corresponde a um aumento médio de 5% na tabela salarial e um aumento global de cerca de 7,5%, contando com outras matérias pecuniárias, designadamente o subsídio de refeição”, disse à agência Lusa Carlos Costa, do Sindicato dos Transportes Fluviais, Costeiros e Marinha Mercante.
Segundo o sindicalista, o acordo com a administração da empresa, que deverá vigorar até janeiro de 2026, foi alcançado hoje à tarde numa reunião com a administração da Atlantic Ferries, após um plenário de trabalhadores que decorreu entre as 14h00 e as 16h00, e que obrigou à suspensão temporária da travessia fluvial do rio Sado naquele período.
Em novembro de 2024, os trabalhadores da Atlantic Ferries admitiam apresentar à empresa uma proposta negocial de aumentos salariais de 15 por cento, com um mínimo de 150 euros, conforme recomendação da central sindical CGTP, mas o acordo hoje alcançado acabou por ficar muito aquém desse montante.
O Conselho Nacional da CGTP defendeu, em setembro, um aumento dos salários para todos os trabalhadores não inferior a 15%, com um mínimo de 150 euros, de forma a repor o poder de compra e fazer face ao “brutal aumento do custo de vida” que se tem verificado nos “últimos dois anos”.






