O núcleo urbano antigo do Seixal é desde quinta-feira palco de mais uma edição da iniciativa “À Babuja – Festival de Street Art” que, este ano, é subordinada ao tema Direitos Humanos.
Além de ser um espaço para criatividade, cor e intervenção social, o festival, que se realiza até domingo, volta a apresentar uma programação eclética e colaborativa, que envolve o movimento associativo local, escolas do concelho e jovens artistas. “Pretendemos, com esta iniciativa, fomentar os diferentes tipos de arte urbana existentes, permitir o convívio e a troca de ideias entre os participantes, estimular a criatividade individual e coletiva (dando a conhecer o trabalho dos jovens das escolas secundárias) e, ainda, envolver os artistas participantes com o público. Acerca do tema desta edição, os direitos humanos, recordo que estes são os pilares essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, num mundo cada vez mais globalizado, diversificado e em discórdia”, destaca Paulo Silva, presidente da câmara do Seixal, citado na nota enviada à nossa redação.
Entre os destaques da edição está a grande intervenção mural a cargo do artista KETAM que, conhecido pelo “estilo figurativo e uso de cores vibrantes”, irá transformar o muro exterior da Escola Básica Dr. António Augusto Louro com uma obra dedicada à “Liberdade e Direitos Humanos”.
Nas pequenas intervenções, estruturas montadas no espaço público, serão preenchidas por 23 alunos das escolas secundárias João de Barros e Dr. José Afonso, assim como por dois jovens artistas convidados. Estas obras, de acordo com a organização, ficarão em exibição até final de setembro, ampliando o impacto do festival.








