No dia 12 de outubro, o povo do concelho do Seixal voltou a escolher o projeto da CDU para gerir o presente e o futuro do concelho. Um projeto que, nestes 50 anos de Poder Local Democrático, tem dado provas de trabalho, honestidade e competência, tem gerido o erário público com rigor, tem pugnado por investimentos estruturantes para o desenvolvimento do concelho, e tem, juntamente com a população e todas as forças vivas do concelho, criado condições para a melhoria da qualidade de vida de todos.
O povo do Seixal renovou e aumentou a confiança neste projeto, visto que a CDU aumentou em número de votos e conquistou 5 das 6 freguesias do concelho.
Neste novo mandato autárquico, que agora se inicia, vamos continuar a ser a voz da população na luta pela construção do Hospital do Seixal e de novos Centros de Saúde, estando já em construção os de Foros de Amora e Paio Pires; pelo prolongamento do Metro Sul do Tejo; pela melhoria do serviço prestado pela Transtejo e pela Fertagus; por melhores condições para as forças de segurança e pela requalificação e construção de escolas de 2.º e 3.º ciclos e ensino secundários. Com as Instituições Particulares de Solidariedade Social, continuaremos a fazer parte da solução e a apoiar a construção de equipamentos essenciais para a infância, terceira idade e deficiência e, no que respeita à competência da autarquia em termos de ensino básico e jardins-de-infância, estão já em curso projetos para construção e ampliação de mais de 10 estabelecimentos de ensino.
Com uma forte dinâmica cultural e desportiva, o concelho irá continuar a requalificar e construir equipamentos, estando para breve a inauguração do Centro Cultural José Saramago, em Amora, e programados o Centro Cultural de Corroios; prevista a construção da Piscina Municipal de Pinhal de Frades, o Pavilhão de Desportos de Inverno, bem como dos complexos desportivos da Quinta da Princesa e do Bairro Azul.
Na área do ambiente, prevemos a ampliação do Parque Metropolitano da Biodiversidade, bem como a construção dos Parques Urbanos da Cidade de Amora, de Pinhal de Frades, de Vale de Milhaços, de Corroios e do Parque Natural de Arrentela.
O apoio à reconversão das Áreas Urbanas de Génese Ilegal, a requalificação dos bairros municipais, a criação de fogos para arrendamento acessível, o realojamento da população residente no Bairro de Santa Marta de Corroios, entre muitos outros projetos, vão permitir melhores condições no acesso a habitação digna, um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa.
Estes são apenas alguns exemplos do nosso compromisso em algumas áreas essenciais. Temos trabalho feito, mas queremos fazer mais e melhor pelo Concelho e pelos Seixalenses.
A equipa está pronta para trabalhar e executar as muitas propostas que vão continuar a fazer do Seixal um concelho que é um modelo de desenvolvimento e uma referência no progresso social e económico em Portugal.
Paulo Silva – presidente da câmara do Seixal



