A entrega de prémios foi precedida pela conferência “Economia Circular”, que contou contando com 50 participantes presencialmente e 100 online.
A AI9.PT – Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital promoveu no passado dia 15, no seu Polo de Setúbal, a Conferência “Economia Circular”, uma iniciativa que deu depois lugar à entrega dos Prémios António dos Reis 2025, instituídos por esta associação para homenagear António dos Reis, com o objetivo de distinguir projetos com visão inovadora.
Nesta edição, o 1º prémio foi atribuído ao projeto “Trash4Goods”, da equipa composta por Afonso Ravasco, António Monte Pegado, Diogo Oliveira, Francisca, Marcelo César, que, segundo a associação, consiste numa “aplicação móvel de incentivo à reciclagem, integrada com contentores inteligentes e sistemas PAYT” e que conta “com milhares de utilizadores e toneladas de resíduos recolhidos”, contribuindo para a “economia circular em Portugal”.
O 2º prémio foi conquistado pelo projeto “Eco Rain“, “um sistema inteligente de recolha e gestão de água pluvial” da equipa composta por Tomás da Silva Almeida, Gonçalo da Silva Ferreira, Martim Ferraz Alves Marques da Cunha, Paulo Sérgio Rodrigues Nogueira.
Foi atribuída ainda uma menção honrosa à plataforma “MoveCircular“, de João Firmino e Andrea Paoletti, que trabalha com a “revenda de mobiliário premium”, promovendo a “reutilização, redução de resíduos e consumo sustentável”.
Antes da entrega dos prémios, decorreu a conferência “Economia Circular”, dedicado aos compromissos com a “sustentabilidade, inovação social e desenvolvimento digital” e que contou com as intervenções de Ana Rita Seirôco (Brigada do Mar), Ana Cristina Antunes (Auchan), João Nunes e Filipa Figueiredo (CECOLAB) e Rui Santos (Letra por Letra). Seguiu-se uma mesa redonda moderada por João Couvaneiro, Presidente do Conselho Científico da AI9.PT, que juntou oradores e os finalistas do prémio.
“Este debate promoveu a partilha de experiências entre o setor educativo, empresarial, científico e associativo, reforçando a relevância da economia circular como modelo regenerativo e promotor de inovação”, destaca a nota enviada à nossa redação.
A conferência contou com 50 participantes presencialmente e 100 via online.
O dia ficou igualmente marcado pela eleição dos Órgãos Sociais para o mandato 2026–2030, com a reeleição de Tiago Oliveira como Presidente da Direção. De acordo com a referida nota, no seu discurso o responsável “destacou o papel transformador da AI9.PT nos territórios onde atua” e reiterou o compromisso com o legado de António Reis, defendendo “uma aposta contínua na inovação digital, na colaboração comunitária e na internacionalização da associação”.






