O projeto inclui o reordenamento da Rua Dom Afonso Henriques, “a relocalização da praça de táxis e a criação de um cais de acostagem de autocarros com uma zona de espera para passageiros”.
A câmara de Grândola prevê lançar até ao final do verão o concurso público para a reabilitação do antigo terminal rodoviário, num investimento de cerca de 1,6 milhões de euros.
Em comunicado, o município explicou que o projeto de execução para a reabilitação do antigo Terminal Rodoviário de Grândola já foi aprovado, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana.
O projeto inclui o reordenamento da Rua Dom Afonso Henriques, “a relocalização da praça de táxis e a criação de um cais de acostagem de autocarros com uma zona de espera para passageiros”.
Segundo a autarquia, o investimento de cerca de 1,6 milhões de euros foi candidatado ao Fundo para a Transição Justa.
Esta reabilitação visa “restituir a dignidade aos utentes do transporte público, criando condições de espera e estadia em sala, uma zona de embarque e desembarque nos autocarros, e sanitários”, explicou o presidente da câmara, Luís Vital Alexandre.
Além disso, permitirá “criar as condições para a operação de um futuro transporte urbano” na vila de Grândola, cujo estudo se encontra em fase de adjudicação, acrescentou o autarca eleito pelo PS, citado no comunicado.
“Há muito que faz falta em Grândola transporte urbano. Carreiras curtas que levem as pessoas ao centro de saúde, que facilitem a chegada às escolas, que permitam a mobilidade de pessoas entre as zonas mais distantes do centro da vila”, reconheceu Luís Vital Alexandre.
O projeto, aprovado com os votos a favor do PS e da AD (PSD/CDS-PP) e contra dos vereadores da CDU, foi incluído no Plano de Mobilidade Urbana de Grândola e integrado na rede municipal existente.
Segundo Luís Vital Alexandre, o anterior executivo, de maioria comunista, “queria um terminal completamente novo”, mas “não deixou uma localização definida, um projeto elaborado, um cronograma de execução”.
“Se insistíssemos nessa opção, os utentes do transporte público esperariam mais alguns anos até terem um espaço condigno. E não tínhamos a possibilidade de introduzir o transporte urbano em Grândola tão cedo”, sublinhou.
Na nota, o município revelou que o estudo sobre o transporte urbano na vila de Grândola, com ligações aos bairros e aldeias limítrofes, implementará “soluções que permitam a venda de bilhetes dos diversos transportes em modo presencial, contribuindo para aumentar o acesso a pessoas que tenham dificuldades na aquisição por meios digitais”.





