APAV registou 952 delitos no distrito de Setúbal em 2021

Todos os 13 concelhos registaram casos. Almada contabilizou 214 ocorrências. Tal como acontece a nível nacional, as mulheres e as crianças são as principais vítimas.

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) registou em 2021, em todo o distrito de Setúbal, 952 delitos. A informação, constante do relatório divulgado esta semana, mostra que todos os 13 concelhos tiveram ocorrências, sendo que o maior número se verificou em Almada, com 214 casos.

De acordo com o documento, à totalidade dos casos registados no distrito equivale uma média de 2,6 participações diárias. Apesar de não estar especificado qual o tipo de delito cometido, assim como o perfil específico da vítima ou do agressor, a tendência, conforme explicou um técnico contactado pelo Semmais, é idêntica ao do resto do país: as mulheres são as mais visadas, sendo que predominam os chamados casos de violência doméstica, seguidos dos crimes sexuais contra crianças e das ofensas à integridade física.

 

Concelhos do Litoral Alentejano registam menos casos

Uma das leituras que o relatório oferece é a de que, não houve um só concelho do distrito onde não se registaram ocorrências. Almada (214 casos), Setúbal (181) e Seixal (151) apresentaram os valores mais elevados, havendo também a registar 91 participações no Barreiro, 84 em Palmela, 71 no Montijo, 67 na Moita, 39 em Sesimbra e 19 em Alcochete. Nos concelhos do Litoral Alentejano, menos povoados, contabilizaram-se 17 casos em Santiago do Cacém, sete em Grândola, seis em Sines e outros tantos em Alcácer do Sal.

A nível nacional foram contabilizados 25.838 crimes, sendo que os mesmos resultaram de um total de 75.445 atendimentos efetuados. Ao todo foram identificados 15.617 utentes. A APAV realça também as 1.018 atividades formativas, sendo que 47 por cento das mesmas foram direcionadas às crianças.

Se a média de participações diárias no distrito de Setúbal foi de 2,6, os dados estatísticos da APAV revelam também que, no país, foram referenciadas 37 vítimas (de crimes diversos) diariamente. Há registos de 25 mulheres, cinco crianças, cinco homens e quatro idosos alvos de diversos tipos de violência todos os dias.