O orçamento para 2020, aprovado por unanimidade pela câmara e assembleia municipais, é de 17,8 milhões de euros, mais um milhão de euros do que em 2019.

TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR

O documento engloba o valor para um conjunto de projetos de investimento no concelho, financiados a 85% por fundos comunitários e os restantes 15% pela linha de crédito EQ BEI PT2020, atualmente sem qualquer custo financeiro, segundo um comunicado enviado à nossa redação.

O orçamento assegura o cumprimento do Plano de Saneamento Financeiro iniciado em 2017, com a consolidação da ausência de pagamentos em atraso e uma acentuada redução de custos, permitindo prever encerrar o ano de 2019 com um prazo médio de pagamentos de cerca de 30 dias.

O Município de Reguengos de Monsaraz conclui também, este ano, o pagamento total do empréstimo designado por PAEL devidamente validado pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças e pela Direção-Geral das Autarquias Locais, bem como, com o cumprimento do serviço da dívida de todos os empréstimos, a par da realização dos investimentos em curso e do plano de atividades.

A autarquia mantém em 2020 os impostos municipais a serem cobrados com taxas abaixo do valor máximo, na sequência da política fiscal seguida nos anos anteriores, que tem permitido um amplo consenso político em torno destas propostas.

Para o próximo ano, destacam-se os “projetos de investimento na regeneração urbana da Praça da Liberdade, na segunda fase da requalificação das vias pedonais de São Pedro do Corval, na ampliação do Pavilhão Gimnodesportivo, na requalificação do Campo de Futebol Municipal e na construção das Estruturas Residenciais para Idosos em Outeiro e Perolivas”.
No que respeita aos eventos e promoção turística, o município vai receber de 15 a 18 de outubro de 2020 a 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo.