Os bivalves foram apreendidos pelo Comando Territorial de Setúbal, através da GNR de Alcochete, na localidade de Samouco, por falta de registo.
TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR
Os 77 quilos de ameijoa-japonesa, ruditapes philippinarum, foram confiscados, na última terça-feira dia 17, no âmbito de uma fiscalização rodoviária que, após a desobediência de um condutor à ordem de paragem, levou os militares a intercetarem o veículo e a detetarem que o mesmo transportava no interior bivalves em situação irregular, segundo um comunicado da GNR de Setúbal enviado à nossa redação.
O facto do infrator, um homem de 29 anos, não possuir o cartão de mariscador, documento obrigatório a prática desta atividade, e dos referidos bivalves terem a documentação comprovativa da sua origem, resultou na apreensão e respetivo auto de contraordenação, correspondendo a uma coima que pode ascender a 3 740 euros, lê-se na mesma nota.
Foi ainda “levantado um auto de contraordenação por infração ao Código da Estrada, nomeadamente por desobediência à ordem de paragem do agente de autoridade”. Os bivalves, por se encontrarem ainda vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural no Rio Tejo.