Recomendações para suspender dragagens no Sado aprovadas no Parlamento

Os documentos apresentados pelo Partido Ecologista Os Verdes (PEV) e pelo Partido Comunista Português (PCP), foram aprovados por maioria.

TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR

Os dois projetos de resolução que recomendam a suspensão das dragagens no rio Sado, realizadas no âmbito do projeto de melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Setúbal, foram aprovados hoje pela maioria parlamentar.

O diploma do PEV que solicita a suspensão das dragagens foi aprovado com os votos favoráveis do PSD, PCP, PAN, BE e Livre, contra do PS e do CDS-PP e com as abstenções do Iniciativa Liberal e Chega.

Já a votação da proposta do PCP, que defende a adoção de medidas de proteção do Estuário do Sado, foi dividida por pontos (a pedido do PS), sendo todos aprovados por maioria, um deles com os votos contra do Iniciativa Liberal.

Por outro lado, foram chumbados dois projetos de resolução, do PAN e do BE, que recomendam ao Governo que revogue a autorização concedida à Administração do Porto de Setúbal para levar a cabo as dragagens.

A votação dos projetos ocorreu um dia depois da discussão em plenário, e da realização de uma concentração de protesto, que juntou cerca de uma centena de pessoas em frente à Assembleia da República, em Lisboa.