A central será dez vezes maior que a histórica da Amareleja e terá baterias, para poder vender energia durante a noite.
TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR
A futura central fotovoltaica de Mértola envolve, segundo o Expresso, um investimento de cerca de 400 milhões de euros e será constituída por 1.267.200 painéis, que correspondem a uma potência total instalada de 557.568.000 Wp.
O projeto da empresa Fermesolar será implementado numa área de aproximadamente 703 ha, ocupados por várias infraestruturas. Embora fique sediado no concelho de Mértola, o corredor da linha elétrica, com cerca de 18,6 km, alarga-se até Alcoutim e Tavira.
A central conciliará à produção solar fotovoltaica a partir de painéis de filmes finos de última geração e a associação do armazenamento de energia em baterias de iões de lítio da última geração.
Calcula-se que o número de trabalhadores na fase de construção ronde as duzentas pessoas. O projeto e o estudo de impacte ambiental foram, na última sexta-feira, dia 27 de dezembro, colocados em consulta pública que termina a 7 de fevereiro de 2020.
O projeto Fermesolar marca um novo recorde em Portugal, uma vez que será dez vezes maior que a histórica central da Amareleja e terá 480 megawatts (MW) de potência.