Bárbara Gonçalves Dias na presidência da Federação de Setúbal da JS

TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR

Aos 27 anos Bárbara Gonçalves Dias, natural de Vale da Amoreira, assume a presidência da Federação de Setúbal da Juventude Socialista. A eleição decorreu em Sines, durante o XVII Congresso da Federação, e ditou, com 56% dos votos dos 41 delegados presentes, a eleição da ex-Presidente da Concelhia da Moita e, até então, Vice-Presidente da Federação.

Bárbara Dias partilhou, no congresso, um diagnóstico “desassombrado” sobre um distrito que considera ser ainda “um comboio a duas velocidades”, com duas realidades muito distintas e contrastantes, mas com problemas transversais a todos os 13 municípios.

“O nosso distrito tem um enorme potencial de desenvolvimento que infelizmente foi desperdiçado durante demasiado tempo pela inércia da gestão autárquica da CDU. Sempre que o PS esteve no governo, soube puxar por esse potencial e o distrito de setúbal voltou a ser uma prioridade. Somos agora um agente de mudança no plano autárquico, o que nos confere uma responsabilidade acrescida”, referiu.

Para o trabalho que a espera nos próximos dois anos, na presidência da Federação, garantiu “não se resignar”, dando como exemplo as autarquias socialistas que conseguiram afirmar o seu papel ativo na captação de investimento e na promoção do desenvolvimento. “Temos conseguido provar que é possível combater o envelhecimento demográfico e a prevalência da lógica de dormitório em muitos dos nossos concelhos, que é possível o poder local ter um papel ativo na atração de oportunidades de investimento e de emprego e que criem condições aos nossos jovens para aqui se fixarem com qualidade de vida”.

Como prioridades do plano de ação da sua equipa, Bárbara Dias destaca as eleições autárquicas como o “principal desafio deste novo ciclo”, mas afirma-se atenta e interventiva através de um projeto “plural e inclusivo”.

“É importância mobilizar as novas gerações para as causas estruturantes do nosso tempo – novos desafios implicam novas respostas. Iremos priorizar o combate às alterações climáticas e o compromisso com um modelo de desenvolvimento sustentável, assentes numa transição socialmente justa para um novo paradigma baseado numa economia circular e descarbonizada, na mobilidade sustentável e na eficiência energética. Pugnaremos por uma política de habitação para jovens mais determinada em combater a especulação imobiliária e a inacessibilidade económica do mercado de arrendamento, em que as autarquias assumam um papel ativo de regulação e de intervenção num dos parques habitacionais mais envelhecidos e degradados do país”, vincou.

Outras prioridades elencadas passam pelo combate às desigualdades sociais e à precariedade laboral, a educação, a coesão territorial que, no entendimento da Presidente eleita e da sua equipa, “constituem desafios prementes em relação aos quais é imperativo que as forças progressistas na Europa encontrem respostas, sob pena de poderem vir a sucumbir ao implacável avanço dos populismos que são hoje um terreno fértil para o crescimento do racismo e da xenofobia”.

Ricardo Marques, da concelhia de Palmela, é o novo Presidente da Mesa da Comissão Política Federativa e Aldair Romão, da concelhia de Sesimbra, foi eleito Presidente da Comissão Federativa de Jurisdição. Foram, igualmente, eleitos os representantes da estrutura na Comissão Política Distrital do PS, cuja lista vencedora foi encabeçada por Alexandre Alves, Presidente da Concelhia de Grândola.

Bárbara Dias sucede a Filipe Pacheco que cessou funções de presidente agraciado com a distinção de militante honorário.