4370 pessoas exigem escola básica e secundária em Fernão Ferro

TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, entrega amanhã, dia 8, ao vice-presidente da Assembleia da República, um abaixo assinado subscrito por 4370 pessoas que reclamam a construção urgente de uma escola básica dos 2.º e 3.º ciclos e secundária em Fernão Ferro.

A Escola Básica Dr. Carlos Ribeiro, sede do Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades, já é “insuficiente para garantir os interesses dos munícipes” da freguesia de Fernão Ferro, e para “garantir o direito a uma escola pública e de qualidade para todos”, sublinha o edil em comunicado.

A construção de uma nova escola é “de extrema importância para o concelho e para os munícipes, uma vez que vivem atualmente nesta freguesia mais de 17 mil habitantes, dos quais 2800 entre os 0 e 14 anos. No ano letivo 2018-2019, a freguesia contava com 125 crianças na educação pré-escolar e 625 alunos no 1.º ciclo, distribuídos por 3 jardins de infância e 3 escolas básicas de 1.º ciclo”.

Joaquim Santos acrescenta que “a construção desta escola é urgente, tendo em conta que os encarregados de educação dos alunos que frequentam as três escolas básicas da freguesia são obrigados a procurar oferta educativa muitas vezes no concelho vizinho, dada a inexistência de uma escola dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, neste território”.

O encontro, do autarca do Seixal com o vice-presidente da Assembleia da República, está agendado para as 16h00 desta quarta-feira