TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR
A Distrital de Setúbal dos Trabalhadores Social Democratas (TSD) decidiu criar uma Secção Laboral da Saúde e Emanuel Boieiro, enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação e dirigente do Sindicato dos Enfermeiros foi, ontem, eleito para presidir o secretariado desta secção.
Emanuel Boieiro garante que a prioridade da sua ação passará por “ouvir os trabalhadores da saúde, dos 13 concelhos do distrito, mas, mais importante ainda, tentar resolver os seus problemas e mostrar-lhes que não estão sozinhos”.
“Inovar para Ganhar” é o mote da organização e dinamização da Secção Laboral da Saúde /TSD Distrital de Setúbal, que irá, segundo o presidente eleito, “trabalhar em conjunto com o Secretariado Distrital dos TSD e com os representantes dos TSD nas Comissões Políticas concelhias do PSD assim como com a JSD e os ASD”.
“Envolver e alargar a militância dos profissionais de Saúde do PSD no distrito nesta Secção” é outra das prioridades da equipa de Emanuel Boieiro que integra, também, Adriana Martins, radioterapeuta, e Eduardo Bernardino, enfermeiro, na qualidade de vice-presidente e tesoureiro, respetivamente.
A maneira de olhar para a saúde, nos 13 concelhos do distrito, “tem de ser e vai ser diferente”, assegura Emanuel Boieiro para quem é essencial “inovar, também, nas autarquias e na ação externa”.
“É fundamental articular as questões da saúde com os vereadores e deputados municipais eleitos pelo PSD em todo o distrito de Setúbal, mas também promover e realizar seminários que envolvam sindicatos, empregadores, governantes, autarcas e associações representativas dos doentes”.
Mais, acrescenta o enfermeiro, “vamos promover a realização de sessões de Mass Training em Suporte Básico de Vida em vários locais do distrito, mobilizando os Conselhos Municipais da Saúde, os Conselhos Consultivos do IEFP e os Conselhos Consultivos dos ACES, envolvendo os trabalhadores e a comunidade onde estamos inseridos”.