O orçamento da Câmara de Mértola prevê a conclusão de obras estruturantes para os setores económico, cultural e social, e destaca a construção do Pavilhão Multiusos e do Lar das Cinco Freguesias.
TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR
O orçamento para 2020, de 19.030.540 euros, menos 669.460 euros do que o de 2019, já foi aprovado pela Câmara e pela Assembleia Municipal de Mértola.
Num comunicado de imprensa, a autarquia diz que vai “concluir este ano várias obras estruturantes para o desenvolvimento económico, cultural e social do concelho”, e destaca a “construção do Pavilhão Multiusos de Mértola e do Lar das Cinco Freguesias”.
O pavilhão, que implica num investimento de 2,5 milhões de euros, vai possibilitar “introduzir importantes melhorias e alguma inovação” em eventos organizados anualmente pelo município, como as feiras do Mel, Queijo e Pão e da Caça, e “disponibilizar aos agentes económicos do concelho um espaço para a realização de diferentes de iniciativas”.
De acordo com a mesma nota, “2020 deverá ficar também marcado pelo avanço da construção do Lar das Cinco Freguesias, na aldeia de S. Miguel do Pinheiro, orçado em três milhões de euros, e pela conclusão das obras de recuperação da Casa Cor-de-Rosa, no centro histórico da vila, para criação de um complexo de banhos árabes e de uma casa de chá”.
O orçamento prevê também a conclusão das intervenções no edifício do cineteatro da aldeia de Mina de São Domingos e em infraestruturas de abastecimento de água e de águas residuais e de pavimentação de ruas na aldeia de Picoitos.
Entre outras medidas e intervenções, o município pretende ainda avançar com o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia, com a criação da Estação Biológica de Mértola, e o do Centro de Interpretação da Biodiversidade do Vale do Guadiana, e com a criação da Galeria da Biodiversidade de Mértola.