A Plataforma + Cidadania Alentejo Central vai ser apresentada esta sexta-feira, 17 de janeiro, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.
TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR
Destinada à comunidade educativa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a plataforma resulta de uma parceria entre o município, a CIMAC e o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz e está inserida no Programa Intermunicipal de Combate ao Insucesso Escolar.
O projeto, afirma a autarquia em comunicado, apresenta um “conjunto de recursos para professores, alunos e encarregados de educação para tornar a aprendizagem mais atrativa e divertida, reduzir e prevenir o abandono escolar precoce e promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade”. As áreas de interação estão organizadas numa estrutura lógica e intuitiva que favorece a exploração.
Na área dos conteúdos da Plataforma + Cidadania Alentejo Central, o município “destaca o mural, que é um canal de comunicação da autarquia e do agrupamento para os encarregados de educação, mas também uma rede social e comunitária onde podem ser partilhadas ideias, projetos e experiências e onde os alunos podem comentar os artigos publicados e relatar as atividades desenvolvidas”.
Contempla ainda desafios que têm por base datas temáticas, como o “Dia Mundial da Água ou o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, para assim consciencializar a comunidade educativa e apelar a uma sociedade mais solidária e participativa”.
Na área direcionada para o património e poder local, “os alunos vão descobrir a riqueza cultural dos concelhos através de animações e jogos sobre os monumentos, as personalidades, as lendas e as tradições”.
Há também infografias sobre o concelho, o Grande Lago Alqueva, a vila medieval de Monsaraz, os monumentos megalíticos, o artesanato, concursos para as turmas e/ou famílias testarem a criatividade e ganhar prémios, assim como centenas de atividades multimédia dinâmicas, interativas e lúdicas para serem utilizadas na escola e em casa.