As obras de modernização da Linha do Leste entre Elvas e o Caia (fronteira com Espanha), um investimento de 20,4 milhões de euros, já estão em fase de conclusão.
TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR
De acordo com a Infraestruturas de Portugal, já foram iniciadas as vistorias aos trabalhos executados, as quais “têm como objetivo verificar e analisar a execução dos trabalhos, bem como todas as obrigações contratuais e legais”.
O investimento de 20,4 milhões de euros na modernização do troço da Linha do Leste, com 11 quilómetros de extensão, foi realizado no âmbito do programa de requalificação e modernização da Rede ferroviária Nacional – Ferrovia 2020.
A obra agora em fase de conclusão, implicou, entre outras intervenções, a ampliação da Estação Ferroviária de Elvas, ampliação e alteração do layout da Estação de Elvas – de modo a permitir a manobra de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento -, e a adaptação do edifício da Estação para instalação de novas salas técnicas.
O alteamento das plataformas e a adequação dos acessos pedonais de forma a garantir a mobilidade pedonal, principalmente no reforço e melhoria de acessos para pessoas com mobilidade condicionada, foram outros dos trabalhos realizados
O troço complementará o novo canal ferroviário em construção entre Évora e a Linha do Leste, numa lógica de desenvolvimento evolutivo das ligações ferroviárias a Espanha, no quadro da Rede Transeuropeias de Transportes (RTE-T), e a ligação ferroviária de mercadorias entre os portos portugueses e o resto da Europa.