Herdade Grande investe meio milhão de euros em cinco anos

A empresa centenária da Vidigueira pretende renovar as vinhas e já está a lançar novas marcas para o mercado. O enoturismo e o aumento da produção de azeite são outras apostas.

 

A Herdade Grande, empresa vitivinícola centenária sediada na Vidigueira, pretende reforçar o peso dos seus vinhos de maior valor e crescer no enoturismo, estando previsto um investimento de 500 mil euros para os próximos cinco anos.

O grupo dirigido por António e Mariana Lança pretende rejuvenescer os vinhos e as vinhas (estão agora a ser lançadas no mercado as marcas Herdade Grande Amphora Branco e Tinto 2018 e Herdade Grande Sousão 2017), estando igualmente a proceder à renovação da sua equipa de enologia, tendo sido contratado Diogo Lopes.

“O sucesso e o futuro do setor vitivinícola está na valorização da nossa produção, quer interna quer externamente e, por isso, estamos muito centrados na qualidade. Queremos focar-nos no aumento da produção de vinhos que agregam mais valor”, disse a diretora-geral da Herdade Grande, Mariana Lança.

Em ano de centenário, a empresa tem vindo a reunir diversos parceiros na sua propriedade, que tem cerca de 350 hectares e que no ano findo produziu cerca de 400 mil garrafas. As vinhas atuais ocupam uma área de 60 hectares, onde avultam as castas tradicionais alentejanas. São, no entanto, vinhas que já não respondem (produtivamente) aos desejos dos seus responsáveis, pelo que a sua substituição está a ser preparada. Segundo os responsáveis da empresa a renovação da vinha terá um custo aproximado de 20 mil euros por hectare.

Anualmente são exportados, sobretudo para o Brasil, Canadá e Angola, cerca de 40 por cento da produção. A Herdade Grande produz ainda azeite que tem nos mercados brasileiro e alemão os principais compradores de uma produção que anda agora nas 5.000 garrafas. No entanto, prevê-se que dentro de dois anos o tamanho do olival possa ser idêntico ao da vinha, aumentando assim substancialmente a produção.

Mariana Lança admite que no futuro a empresa possa também investir numa unidade alojamento para que o enoturismo ganhe nova expressão. Agora, a Herdade Grande recebe anualmente cerca de 1000 visitantes, na sua maioria brasileiros, americanos, ingleses e alemães.