119 Jovens de 26 nacionalidades vão estar em mobilidade no IPS

IPS recebe no 2.º semestre 119 estudantes estrangeiros, oriundos de 26 países diferentes. É o número mais elevado de nacionalidades recebidos pelo Instituto nos últimos anos.

 

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) acolhe em mobilidade internacional, ao longo do 2.º semestre, um total de 119 estudantes, entre eles 24 que chegaram no início do ano letivo e que optaram por prolongar o seu período de estudos ou estágio/projeto.

Estes jovens, que vêm estudar no IPS de Setúbal e no polo do Barreiro ao abrigo dos programa de mobilidade internacional Erasmus+ e Santander, são oriundos de 26 nacionalidades diferentes, nomeadamente do território europeu, Brasil, Chile, e mesmo de África, de que são exemplos o Mali, Nigéria ou Zâmbia.

Este é o número mais elevado de nacionalidades alcançado nos últimos anos, o que vem confirmar, segundo os responsáveis da instituição “a projeção mundial do IPS enquanto instituição de referência no ensino superior”.

Entretanto, na tradicional Semana de Integração, que decorre entre 10 e 14 de fevereiro, os novos estudantes IPS e os seus colegas de intercâmbio terão oportunidade de desfrutar de um programa de atividades de natureza cultural, desportiva e social. A organização é do Centro para a Internacionalização e Mobilidade (CIMOB) do IPS que assim dá a conhecer, não só a instituição anfitriã, como também alguns dos mais emblemáticos locais da cidade e da região.

De acordo com o programa, decorrerá uma sessão oficial de boas-vindas, agendada para as 14h30 de segunda-feira, dia 10, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS). O programa prossegue, logo nessa noite, com mais um encontro promovido pelo MeetUp Setúbal, grupo local que se dedica à organização de eventos para a integração de estrangeiros recém-chegados.

Ao longo dos próximos três dias, seguem-se a visita gastronómica “Sabores de Setúbal”, com paragens na Quinta da Bacalhôa e Museu do Queijo de Azeitão, um percurso por Sintra e o périplo pedestre “Chã dos Navegantes”, entre a Azoia e o porto de Sesimbra, caminhando pela serra sem nunca perder o mar de vista.