Mais de cem expositores na Feira do Queijo em Serpa

O certame vai contar com mais de 100 expositores. Para além dos produtores locais, são aguardados muitos outros do resto do país e de Espanha.

 

O Pavilhão de Feiras e Exposições de Serpa vai acolher, entre 28 de fevereiro e 1 de março, a Feira de Queijo do Alentejo. Trata-se de um certame que vai acolher mais de uma centena de expositores e que é organizado pela autarquia local.

De acordo com a Câmara Municipal, estarão presentes 44 produtores de queijos, 33 de produtos tradicionais, 16 de artesanato, nove de instituições, oito de empresas relacionadas com a produção de queijo e oito tasquinhas.

Os organizadores informaram também que as entradas são livres e que são esperados, para além dos produtores alentejanos, outros provenientes de outras zonas do país e até de Espanha. O queijo de Serpa, referem é certificado com Denominação de Origem Protegida (DOP) e um dos produtos mais emblemáticos do concelho, sendo a feira um dos pontos altos da sua promoção.

Vinhos, enchidos, azeite, vinho, mel, frutos secos e artesanato, assim como vários pratos de comidas típicas serão outros dos atrativos do evento.

Na feira, para além dos queijos de Serpa, vão estar presentes mais sete com DOP, a saber: Azeitão, Castelo Branco, Évora, Merendeira de Ovelha de Évora, Nisa, Serra da Estrela e Requeijão da Serra da Estrela. De Espanha está entretanto confirmada a presença das marcas La Serena e Machego, esperando-se ainda que possam ser apresentados dois de cabra, um de pasta mole e outro certificado em modo de produção biológica.

Vão funcionar no recinto oficinas de fabrico de queijo e de cozinha, demonstrações de tosquia de ovelhas, animações, artesanato ao vivo, um workshop sobre cães de pastoreio e duas sessões técnicas. A VII Rota do Queijo – Passeio de BTT, será outro dos eventos promovidos.

Realizar-se-ão ainda dois concursos para escolher os melhores queijos da feira e outro de ovinos de raça Ile de France.

A animação musical inclui um concerto da banda Soulmate e um espetáculo de tributo aos suecos Abba. Estes dois espetáculos realizam-se, respetivamente, a 28 e 29 de fevereiro. A 1 de março, no Pavilhão das Tasquinhas, atua o grupo de música tradicional alentejana Koincidências. Haverá ainda a atuação de diversos dj’s. Prevê-se, por fim, que grupos corais alentejanos atuem no recinto diariamente.