Na edição de fevereiro ‘viajámos’ até ao Reino Unido para lhe dar a saber quais as dúvidas e incertezas que o Brexit está a lançar sobre a comunidade portuguesa. As respostas foram-nos dadas por alentejanos emigrados no país.
De volta ao nosso território, fomos até Sousel, no Alto Alentejo, onde o Presidente da autarquia, Manuel Valério, em entrevista, explicou como arrumou a casa, nos dois primeiros anos de mandato, e a agenda de projetos que vai empreender para dar força à economia do concelho.
Já no distrito de Évora, deslocamo-nos até ao Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia que se prepara para expandir a área física, com quatro novos edifícios, e consequentemente, aumentar a capacidade de inovação e de inteligência.
Ainda na cidade Património Mundial, subimos ao palco do Teatro Garcia de Resende para perceber a agonia que a falta de apoios está a provocar no CENDREV. São 45 anos de atividade, sobre os quais pode agora cair o pano.
Percorrendo todo o Alentejo, fizemos um RX à saúde. Os cuidados continuados e os internamentos domiciliários são a grande aposta. Mas a falta de meios é aflitiva. O futuro parece que deixa antever que o setor vai continuar frágil.
Já depois da participação no Dakar, falámos com António Maio para lhe apresentarmos o balanço da participação do piloto Alentejano.
Mas, nesta edição transportamo-lo também até aos segredos dos parques naturais da região, ao Carnaval Internacional de Elvas e aos projetos que estão a ser implementados no município de Sines, pela autarquia, mas também pelos privados e pelo Porto de Sines, entre outras tantas notícias.
Boas Leituras, esta semana também em papel.