“Entre as Brumas da Memória” apresentado em Elvas

O romance remonta a factos ocorridos em 1961, aquando do início da Guerra Colonial, e tem o Forte da Graça como um dos palcos.

 

O livro “Entre as Brumas da Memória”, do autor Fausto Reis, e editado pelas Edições Esgotadas, vai ser apresentado no próximo dia 15, sábado, pelas 15h, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

Na apresentação será abordada a história da obra, que tem como cenário o Forte da Graça. É um romance anticrítico e que contém, fascinantes histórias de amor e aterradoras narrativas da guerra colonial. O principal suporte físico do imaginário é o grandioso e hercúleo Forte da Graça e a cidade fortificada de Elvas: património mundial. Simboliza todas as prisões, locais de tortura e anti liberdades, onde a PIDE exercia o seu poder. O romance recorda ainda os massacres ocorridos no Cassanje, norte de Angola.

Fausto Reis é licenciado em Gestão na Universidade Católica e Pós-Graduado em Banca, Bolsa e Seguros, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e foi diretor do BPI. Em termos literários, da sua bibliografia destaca-se a publicação “Tempos sem fim”. Apaixonado pelo Alentejo, há alguns anos, visitou o Forte da Graça e de tal forma o impressionou que leu mais sobre este monumento e imaginou um romance, sem valor histórico, mas sustentado em muitos factos verídicos, ao nível militar, politico e económico, social e cultural de Elvas, de Portugal e de Angola, sobretudo factos passados no ano de 1961, que deu origem ao livro “Entre as Brumas da Memória”.